Análises de especialistas financeiros: Os bancos de poupança em Baden-Württemberg estão obtendo bons lucros apesar dos desafios - mas com uma perspectiva sombria
De acordo com um relatório de www.stimme.de, as 50 caixas económicas de Baden-Württemberg tiveram um ano decente em 2023, apesar dos problemas económicos e da incerteza política. Os activos totais aumentaram ligeiramente para 244,8 mil milhões de euros e os depósitos de clientes aumentaram 1,5 por cento para 171,5 mil milhões de euros. Destaca-se especialmente o aumento dos depósitos de particulares para 38 por cento da quota de mercado, bem como o facto de as instituições do país terem conseguido registar um montante de empréstimo superior. No entanto, o facto de os compromissos de empréstimo terem diminuído – de 32,9 mil milhões de euros no final de 2022 para apenas 22,1 mil milhões de euros no final de 2023 – é também motivo de grande preocupação. A vontade de investir…

Análises de especialistas financeiros: Os bancos de poupança em Baden-Württemberg estão obtendo bons lucros apesar dos desafios - mas com uma perspectiva sombria
De acordo com um relatório de www.stimme.de, as 50 caixas económicas de Baden-Württemberg tiveram um ano decente em 2023, apesar dos problemas económicos e da incerteza política. Os activos totais aumentaram ligeiramente para 244,8 mil milhões de euros e os depósitos de clientes aumentaram 1,5 por cento para 171,5 mil milhões de euros. Destaca-se especialmente o aumento dos depósitos de particulares para 38 por cento da quota de mercado, bem como o facto de as instituições do país terem conseguido registar um montante de empréstimo superior.
No entanto, o facto de os compromissos de empréstimo terem diminuído – de 32,9 mil milhões de euros no final de 2022 para apenas 22,1 mil milhões de euros no final de 2023 – é também motivo de grande preocupação. A vontade de investir está a diminuir de forma generalizada, e isto afecta tanto os projectos de construção privados como os projectos de empresas e comerciantes. Este desenvolvimento poderá ter um impacto significativo no mercado e na indústria financeira.
O Presidente da Sparkasse está alarmado e espera incentivos visíveis e condições de enquadramento previsíveis por parte dos políticos. Apesar desta incerteza e relutância no sector da construção e imobiliário, as caixas económicas do país aumentaram a sua carteira de empréstimos imobiliários em 1,8 por cento, para 89,9 mil milhões de euros. Cerca de 80% disso vem de clientes particulares. É urgentemente necessário um aumento das licenças de construção e das perspectivas económicas neste sector.
É evidente que a actual evolução do mercado de crédito e de financiamento da construção é de grande importância e que tanto os políticos como as instituições financeiras são obrigados a estabilizar a situação. Apesar da situação de rendimentos geralmente boa das caixas económicas, o Presidente Schneider enfatizou a importância dos incentivos fiscais e da acção política nesta área.
Leia o artigo fonte em www.stimme.de