Análises de especialistas financeiros: Türkiye está lutando contra o aumento da inflação - causas e efeitos.
De acordo com um relatório de www.fr.de, o problema da inflação tornou-se novamente agudo na Turquia. A taxa de inflação é de quase 65 por cento e espera-se que continue a subir. As áreas da alimentação, transportes, saúde e educação são particularmente afetadas. Esta evolução é em grande parte causada pelo aumento inesperadamente grande do salário mínimo. A taxa de inflação deverá atingir cerca de 70 por cento no primeiro semestre de 2024. Os ajustamentos invulgarmente frequentes do salário mínimo, a fraqueza da moeda local, a lira, e as políticas do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, contribuíram para esta evolução. Em particular, a política de taxas de juro baixas a longo prazo de Erdogan alimentou a inflação na Turquia. …

Análises de especialistas financeiros: Türkiye está lutando contra o aumento da inflação - causas e efeitos.
De acordo com um relatório de www.fr.de,
O problema da inflação tornou-se novamente agudo na Turquia. A taxa de inflação é de quase 65 por cento e espera-se que continue a subir. As áreas da alimentação, transportes, saúde e educação são particularmente afetadas. Esta evolução é em grande parte causada pelo aumento inesperadamente grande do salário mínimo.
A taxa de inflação deverá atingir cerca de 70 por cento no primeiro semestre de 2024. Os ajustamentos invulgarmente frequentes do salário mínimo, a fraqueza da moeda local, a lira, e as políticas do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, contribuíram para esta evolução. Em particular, a política de taxas de juro baixas a longo prazo de Erdogan alimentou a inflação na Turquia. Só depois da sua reeleição no ano passado é que Erdogan se afastou desta política e aumentou drasticamente as taxas de juro directoras.
Espera-se que este desenvolvimento tenha um impacto significativo na economia e no setor financeiro turcos. Uma taxa de inflação de 70 por cento levaria a enormes encargos financeiros para empresas e consumidores. O custo de vida e dos bens de consumo aumentaria acentuadamente, o que poderia levar a uma redução do poder de compra e à incerteza económica.
O aperto da política monetária do banco central turco ajudará a estabilizar a inflação, mas o seu impacto total só será sentido após cerca de 18 meses. Até lá, os turcos terão de fazer face aos elevados preços ao consumidor. Globalmente, prevê-se que a inflação na Turquia coloque grandes desafios aos sectores económico e financeiro.
Leia o artigo fonte em www.fr.de