Especialista financeiro: Ministro Federal das Finanças duvida que a eliminação do carvão seja antecipada para 2030
O Ministro Federal das Finanças, Christian Lindner (FDP), manifestou dúvidas de que a eliminação progressiva do carvão em toda a Alemanha seja antecipada de 2038 para 2030. De acordo com Lindner, os planos de eliminação progressiva do carvão em 2030 devem ser encerrados até que fique claro que a energia está disponível e é acessível. A data final de 2038 é a lei atual e foi decidida no verão de 2020 sob o governo federal negro-vermelho. No entanto, o acordo de coligação do governo dos semáforos estipula que a produção de electricidade a partir do carvão deve, idealmente, ser interrompida até 2030. Uma saída antecipada da produção de energia a carvão já está planeada para a Alemanha Ocidental, enquanto os estados da Alemanha Oriental insistem em proibir a extracção e combustão de...

Especialista financeiro: Ministro Federal das Finanças duvida que a eliminação do carvão seja antecipada para 2030
O Ministro Federal das Finanças, Christian Lindner (FDP), manifestou dúvidas de que a eliminação progressiva do carvão em toda a Alemanha seja antecipada de 2038 para 2030. De acordo com Lindner, os planos de eliminação progressiva do carvão em 2030 devem ser encerrados até que fique claro que a energia está disponível e é acessível. A data final de 2038 é a lei atual e foi decidida no verão de 2020 sob o governo federal negro-vermelho. No entanto, o acordo de coligação do governo dos semáforos estipula que a produção de electricidade a partir do carvão deve, idealmente, ser interrompida até 2030. Uma saída antecipada da produção de energia a carvão já está planeada para a Alemanha Ocidental, enquanto os estados da Alemanha Oriental insistem em continuar a extracção e combustão de lenhite para além de 2030. Temem uma escassez de energia e novas rupturas estruturais na sequência das mudanças provocadas pela reunificação. O Ministério Federal da Economia planeia apresentar um relatório no outono sobre se e como uma saída antecipada também é possível no Leste.
Impacto no mercado financeiro
Após a publicação do artigo, a incerteza em torno da eliminação progressiva do carvão poderá impactar o mercado financeiro e a indústria energética. As empresas envolvidas na indústria do carvão poderão ver os preços das suas ações cair, enquanto as empresas que dependem de energias renováveis poderão obter um impulso. Os investidores também poderiam repensar as suas decisões de investimento e investir mais em tecnologias verdes.
Impacto no setor financeiro
As dúvidas do Ministro Federal das Finanças, Christian Lindner, podem influenciar o setor financeiro. Os bancos e as companhias de seguros poderiam repensar as suas estratégias de investimento e possivelmente investir mais em energias renováveis. Os consultores financeiros também poderiam informar os seus clientes sobre os possíveis efeitos da eliminação progressiva do carvão e sugerir opções alternativas de investimento.
fonte
De acordo com um relatório de www.faz.net
Leia o artigo fonte em www.faz.net