Especialista financeiro: Banco Nacional da Ucrânia espera inflação moderada de 8,6% até 2024
De acordo com um relatório de www.ukrinform.de, o Banco Nacional da Ucrânia (NBU) espera que a inflação permaneça moderada, apesar da aceleração esperada em 2024, e atinja 8,6 por cento no final do ano. O chefe do NBU, Andriy Pyshnyi, enfatizou num briefing que a inflação permanecerá moderada, em grande parte graças às medidas do NBU para garantir a estabilidade da taxa de câmbio e a atratividade dos ativos em hryvnia. Ele previu que a inflação retornaria à meta em 2025, desacelerando para 5,8% no final do ano e 5% em 2026. A inflação em 2023 já caiu de...

Especialista financeiro: Banco Nacional da Ucrânia espera inflação moderada de 8,6% até 2024
De acordo com um relatório de www.ukrinform.de, o Banco Nacional da Ucrânia (NBU) espera que a inflação permaneça moderada em 2024, apesar da aceleração esperada, e atingirá 8,6% no final do ano. O chefe do NBU, Andriy Pyshnyi, enfatizou num briefing que a inflação permanecerá moderada, em grande parte graças às medidas do NBU para garantir a estabilidade da taxa de câmbio e a atratividade dos ativos em hryvnia. Ele previu que a inflação retornaria à meta em 2025, desacelerando para 5,8% no final do ano e 5% em 2026.
A inflação em 2023 já caiu de 26 para 5 por cento e a economia está a crescer. Estes valores previstos indicam a continuação de um desenvolvimento económico positivo, o que poderá enviar sinais positivos aos investidores e ao mercado como um todo.
Como especialista financeiro, podemos utilizar esta informação para analisar que a taxa de inflação moderada e o crescimento previsto da economia ucraniana oferecem potencial para oportunidades de investimento. A estabilidade das taxas de câmbio e a atractividade dos activos em hryvnia poderão encorajar os investidores a investir no mercado ucraniano. Além disso, a redução projectada da taxa de inflação nos próximos anos poderá ajudar a aumentar a confiança na economia do país.
Globalmente, os números previstos sugerem que a economia ucraniana segue uma trajetória sólida e estável, o que poderá ter um impacto positivo no mercado e na indústria financeira. No entanto, continua a ser importante manter-se atento aos futuros desenvolvimentos e aos indicadores económicos, a fim de tomar decisões informadas.
Leia o artigo fonte em www.ukrinform.de