Especialista financeiro alerta sobre cortes iminentes de empregos na ZF: 12.000 empregos ameaçados, alto nível de endividamento como motivo. Empresas em crise.
De acordo com um relatório do www.faz.net, os conselhos de empresa do fornecedor automotivo ZF temem cortes massivos de empregos na Alemanha. Fala-se de pelo menos 12.000 empregos afectados, dos quais 10.000 poderão ser perdidos até 2028. Isto poderá ter um grande impacto no mercado e na indústria financeira. A produção global de automóveis caiu desde 2018, o que também afeta fornecedores como a ZF. A empresa também planeja fechar fábricas em Gelsenkirchen e Eitorf. Parte dos cortes de empregos será conseguida através de regulamentações e flutuações de aposentadoria. O conselho de trabalhadores atribui os cortes de empregos ao alto nível de endividamento da ZF. A partir do primeiro semestre de 2023...

Especialista financeiro alerta sobre cortes iminentes de empregos na ZF: 12.000 empregos ameaçados, alto nível de endividamento como motivo. Empresas em crise.
De acordo com um relatório de www.faz.net, os conselhos de empresa do fornecedor automóvel ZF temem cortes massivos de empregos na Alemanha. Fala-se de pelo menos 12.000 empregos afectados, dos quais 10.000 poderão ser perdidos até 2028. Isto poderá ter um grande impacto no mercado e na indústria financeira.
A produção global de automóveis caiu desde 2018, o que também afeta fornecedores como a ZF. A empresa também planeja fechar fábricas em Gelsenkirchen e Eitorf. Parte dos cortes de empregos será conseguida através de regulamentações e flutuações de aposentadoria.
O conselho de trabalhadores atribui os cortes de empregos ao alto nível de endividamento da ZF. No primeiro semestre de 2023, a empresa estava endividada em mais de onze mil milhões de euros, principalmente devido a aquisições de empresas. Devido ao aumento das taxas de juros, o peso da dívida está se tornando cada vez mais caro, o que sobrecarrega o caixa da empresa.
Para arrecadar dinheiro, a ZF planeja vender sua divisão de airbags, que na época contava com cerca de 35 mil funcionários. Ao mesmo tempo, também está sendo preparada a possibilidade de um IPO.
Estas medidas poderão ter um impacto no mercado, uma vez que os cortes de postos de trabalho e a venda de divisões da empresa poderão perturbar os investidores e enfraquecer a confiança na empresa. Além disso, o aumento da disponibilidade de trabalhadores poderia intensificar a concorrência na indústria.
A indústria financeira ficará atenta às questões de dívida da ZF, uma vez que a instabilidade financeira da empresa poderá potencialmente impactar a sua solvabilidade e taxas de juro.
No geral, as ações planeadas da ZF mostram que a empresa está numa situação financeira grave e pode precisar de tomar medidas drásticas para se estabilizar e permanecer competitiva a longo prazo. Estes desenvolvimentos são de grande relevância para o mercado e para a indústria financeira.
Leia o artigo fonte em www.faz.net