Especialista financeiro alerta para o impacto iminente da crise orçamental na economia europeia
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, a actual crise orçamental na Alemanha poderá ter um impacto negativo na economia europeia. De acordo com o Gabinete Alemão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a redução do investimento governamental na Alemanha terá inevitavelmente um impacto na economia da UE, uma vez que poderão ser importados menos bens e serviços intermédios e finais. A redução do investimento governamental poderá ter consequências para toda a economia. O investimento público tem um efeito direto sobre o investimento privado, sendo que cada euro de investimento público conduz a uma média de 1,50 euros de investimento privado. No entanto, os investimentos governamentais na Alemanha são relativos em comparação com outros países...

Especialista financeiro alerta para o impacto iminente da crise orçamental na economia europeia
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de,
A actual crise orçamental na Alemanha poderá ter um impacto negativo na economia europeia. De acordo com o Gabinete Alemão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a redução do investimento governamental na Alemanha terá inevitavelmente um impacto na economia da UE, uma vez que poderão ser importados menos bens e serviços intermédios e finais.
A redução do investimento governamental poderá ter consequências para toda a economia. O investimento público tem um efeito direto sobre o investimento privado, sendo que cada euro de investimento público conduz a uma média de 1,50 euros de investimento privado. No entanto, o investimento governamental na Alemanha é relativamente baixo em comparação com outros países e está bem abaixo da média da OCDE. A OCDE é, portanto, a favor da reforma do travão à dívida e sublinha que são necessárias reformas estruturais e elevados níveis de investimento público.
As empresas na Alemanha estão preocupadas devido à incerteza atual. A indústria siderúrgica alerta para o fracasso de projectos de milhares de milhões de dólares de conversão para produção “verde”. Contudo, os investimentos públicos são aceites pela população; Um inquérito realizado pela Fundação Hans Böckler mostra que cerca de dois terços de todos os alemães exigem maiores investimentos governamentais.
Globalmente, a redução do investimento público poderá exercer pressão sobre a economia europeia e aumentar a fragilidade da situação económica. As empresas e o público estão preocupados e os economistas alertam para uma recessão iminente na área do euro. A situação poderá ser ainda mais difícil com possíveis cortes nos investimentos públicos.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de