Especialista financeiro alerta para aumento dos preços da eletricidade e do gás devido a decisões políticas e eventos globais
De acordo com um relatório de www.n-tv.de, o chefe da Eon, Leonard Birnbaum, teme o aumento dos preços da eletricidade e do gás devido a sobretaxas políticas. O IVA sobre o gás aumentará este ano e um subsídio planeado para os fornecedores de transporte deixará de ser aplicável. Espera-se que esta evolução se reflicta nos preços para os consumidores. A situação no Médio Oriente poderá piorar ainda mais a situação. As expectativas de Birnbaum não são infundadas, dados os desenvolvimentos políticos actuais e planeados na indústria energética. O aumento do IVA no gás e a abolição da redução das taxas de rede cobradas pelos operadores das redes de transporte conduzirão muito provavelmente ao aumento dos preços da energia. Isso, por sua vez, levará os consumidores a ...

Especialista financeiro alerta para aumento dos preços da eletricidade e do gás devido a decisões políticas e eventos globais
De acordo com um relatório de www.n-tv.de, O chefe da Eon, Leonard Birnbaum, teme o aumento dos preços da eletricidade e do gás devido a sobretaxas políticas. O IVA sobre o gás aumentará este ano e um subsídio planeado para os fornecedores de transporte deixará de ser aplicável. Espera-se que esta evolução se reflicta nos preços para os consumidores. A situação no Médio Oriente poderá piorar ainda mais a situação.
As expectativas de Birnbaum não são infundadas, dados os desenvolvimentos políticos actuais e planeados na indústria energética. O aumento do IVA no gás e a abolição da redução das taxas de rede cobradas pelos operadores das redes de transporte conduzirão muito provavelmente ao aumento dos preços da energia. Isto, por sua vez, irá sobrecarregar os consumidores na Alemanha e em toda a Europa. As sobretaxas politicamente motivadas significarão que todos os fornecedores de energia terão de transferir o aumento dos custos para os consumidores.
Existe também a possibilidade de a situação no Médio Oriente agravar a situação dos preços. Caso houvesse uma escalada, isso também afectaria os mercados energéticos e faria subir ainda mais os preços.
O impacto no mercado e no setor financeiro poderá ser claramente perceptível. O aumento dos preços da energia poderá levar a uma inflação mais elevada, o que, por sua vez, poderá levar os bancos centrais a ajustarem as suas políticas monetárias. As empresas que produzem energia de forma intensiva também têm de se preparar para o aumento dos custos, o que poderá afetar os seus lucros.
Globalmente, espera-se que o aumento dos preços da electricidade e do gás tenha um impacto significativo nos consumidores, nas empresas e no sector financeiro, como previu Leonard Birnbaum. Resta saber como os desenvolvimentos políticos e geopolíticos continuarão a impactar os preços da energia e o mercado.
Leia o artigo original em www.n-tv.de