Especialista financeiro alerta para paralisação na indústria da construção sem bilhões climáticos
De acordo com um relatório da www.n-tv.de, a indústria da construção alerta para uma paralisação sem milhares de milhões de dólares em alterações climáticas. A decisão do Tribunal Constitucional Federal sobre os bilhões climáticos poderia finalmente afastar a meta do governo federal de construir 400 mil novos apartamentos por ano. A indústria da construção já enfrenta uma queda nas encomendas. A situação na indústria da construção já era sombria antes do veredicto, e a indústria pinta um quadro sombrio sem fundos climáticos e de transformação. O Ministro Federal das Finanças, Christian Lindner, do FDP, apelou a um maior foco na despesa efectiva, uma vez que o tribunal de Karlsruhe ordenou a realocação de autorizações de crédito no valor de 60 mil milhões de euros para o fundo climático e de transformação...

Especialista financeiro alerta para paralisação na indústria da construção sem bilhões climáticos
De acordo com um relatório de www.n-tv.de, alerta a indústria da construção para uma paralisação sem milhares de milhões em alterações climáticas. A decisão do Tribunal Constitucional Federal sobre os bilhões climáticos poderia finalmente afastar a meta do governo federal de construir 400 mil novos apartamentos por ano. A indústria da construção já enfrenta uma queda nas encomendas. A situação na indústria da construção já era sombria antes do veredicto, e a indústria pinta um quadro sombrio sem fundos climáticos e de transformação.
O Ministro Federal das Finanças, Christian Lindner, do FDP, apelou a um maior enfoque na despesa efectiva, uma vez que o tribunal de Karlsruhe declarou irregular a realocação de autorizações de empréstimo no valor de 60 mil milhões de euros para o Fundo para o Clima e a Transformação (KTF). As licenças de construção estão a diminuir, as encomendas recebidas estão a diminuir e o número de cancelamentos de encomendas já feitas está a aumentar. A meta do governo federal de construir 400 mil novos apartamentos por ano está cada vez mais distante. A presidente da Conferência dos Ministros da Construção, Nicole Razavi, da CDU, e o diretor-gerente da Associação Principal da Indústria da Construção Alemã, Tim Oliver Müller, temem consequências devastadoras.
A Câmara Federal dos Arquitetos apela aos políticos para que se concentrem nas “medidas mais importantes e eficazes em termos de política climática”. Estas incluem a renovação de edifícios ineficientes, a adaptação climática nos municípios e a transição térmica nas caldeiras.
Os efeitos destes desenvolvimentos podem ser diversos. Em caso de paralisação ou declínio na construção de habitação, tal poderá levar a um agravamento da escassez de habitação e a um aumento dos preços dos arrendamentos. Além disso, um declínio na construção poderá ter um impacto negativo no emprego e na actividade económica global. Investidores e empresas do setor da construção poderão registar uma queda nas vendas. Todos estes cenários poderão afectar o desenvolvimento económico global e levar a mudanças no mercado financeiro.
Resta saber como os políticos reagirão a estes desenvolvimentos e que medidas específicas serão tomadas para apoiar a indústria da construção. Fornecer fundos suficientes para a construção de habitações e promover projetos de construção amigos do clima poderiam ser passos importantes para estabilizar a indústria da construção e evitar futuras carências.
Leia o artigo original em www.n-tv.de