Especialista financeiro alerta para expectativas demasiado rápidas de cortes nas taxas de juro por parte do BCE em 2024
De acordo com um relatório de www.faz.net, é pouco provável que o Banco Central Europeu (BCE) reduza as taxas de juro directoras no próximo ano. De acordo com o chefe do banco central austríaco, Robert Holzmann, não há garantia de cortes nas taxas de juro em 2024, embora o BCE tenha realizado uma série sem precedentes de aumentos das taxas de juro este ano. Este passo de normalização após a era das taxas de juro baixas já está a ter impacto na descida da inflação. Holzmann é um dos chamados “falcões” no Conselho do BCE que defendem uma política monetária mais rigorosa, em contraste com os “pombos” que são a favor de uma política monetária mais flexível. Impacto no mercado e no setor financeiro A decisão do BCE de não reduzir as taxas de juro por enquanto...

Especialista financeiro alerta para expectativas demasiado rápidas de cortes nas taxas de juro por parte do BCE em 2024
De acordo com um relatório de www.faz.net,
É pouco provável que o Banco Central Europeu (BCE) reduza as taxas de juro diretoras no próximo ano. De acordo com o chefe do banco central austríaco, Robert Holzmann, não há garantia de cortes nas taxas de juro em 2024, embora o BCE tenha realizado uma série sem precedentes de aumentos das taxas de juro este ano. Este passo de normalização após a era das taxas de juro baixas já está a ter impacto na descida da inflação. Holzmann é um dos chamados “falcões” no Conselho do BCE que defendem uma política monetária mais rigorosa, em contraste com os “pombos” que são a favor de uma política monetária mais flexível.
Impacto no mercado e no setor financeiro
A decisão do BCE de não reduzir as taxas de juro por enquanto poderá levar a um fortalecimento da moeda euro, uma vez que taxas de juro mais elevadas tornam a moeda mais atrativa. Contudo, isto poderá tornar as exportações para a área do euro mais caras e tender a prejudicar as perspectivas de crescimento económico. Além disso, as taxas de juro de longo prazo do mercado de capitais poderão já estar a cair, tornando mais difícil o combate à inflação.
Avaliação por especialistas financeiros
O economista-chefe do Commerzbank, Jörg Krämer, alerta contra uma mudança precipitada por parte do BCE e sublinha que ceder demasiado rapidamente acarreta o risco de a inflação se estabilizar num nível demasiado elevado. Ulrich Stephan, estrategista-chefe de investimentos do Deutsche Bank, alerta para possíveis decepções para os mercados, já que as expectativas de uma política monetária mais frouxa são exageradas.
Resta saber se o BCE ajustará as taxas de juro em 2024 devido à evolução económica em curso na área do euro ou tomará outras medidas de política monetária para controlar a inflação.
Leia o artigo fonte em www.faz.net