O poder das mulheres em Phu Tho: Mais de 3.000 mulheres recebem apoio!
Um fundo apoiou mais de 3.000 mulheres em Ha Thach com empréstimos e formação em desenvolvimento económico desde 2012.

O poder das mulheres em Phu Tho: Mais de 3.000 mulheres recebem apoio!
O desenvolvimento das mulheres no Vietname recebe cada vez mais apoio através de vários fundos e iniciativas. Um exemplo notável é o Fundo de Apoio às Mulheres Pobres, que recentemente apresentou um conjunto de computadores ao Sindicato das Mulheres do Município de Ha Thach. Esta medida destina-se a reduzir a exclusão digital e apoiar as mulheres no seu desenvolvimento económico. A missão do fundo não é apenas fornecer fundos, mas também melhorar as condições de vida e promover a igualdade de género. Alto Vietnã.vn No primeiro trimestre de 2025, mais de 3.000 membros e mulheres serão apoiados na obtenção de capital para melhorar as economias familiares.
O fundo foi fundado em 2012 com um capital inicial de VND 500 milhões. De 2014 a 2018, recebeu VND 15 mil milhões em apoio governamental. O fundo opera em 9 dos 13 distritos e 17 municípios e já emitiu empréstimos pendentes de mais de 45 mil milhões de VND a 3.363 mutuários. Os empréstimos, que variam entre VND 10,5 milhões e VND 50 milhões, permitem que muitas mulheres invistam em materiais de produção e melhorem a sua situação económica.
Apoio diversificado para mulheres
O apoio a uma variedade de iniciativas faz parte da estratégia mais ampla do Fundo. Ele organiza não só atividades de desenvolvimento económico, mas também projetos humanitários. No primeiro trimestre de 2025, o fundo concedeu um modelo de subsistência para uma “oficina de processamento de vestuário” no valor de 10 milhões de VND. Ele também coordena o treinamento para melhorar as habilidades de produção para mais de 300 mulheres.
Um programa particularmente digno de nota é o “Acompanhamento das mulheres nas zonas fronteiriças em 2025”, ao abrigo do qual foram entregues presentes no valor de 30 milhões de VND a mulheres em circunstâncias difíceis. Equipar as comunidades sem computadores com equipamento de formação também faz parte do compromisso do fundo, que é particularmente eficaz em regiões desfavorecidas da sociedade.
Perspectivas globais para o avanço das mulheres
A nível global, o Fundo Global para Género Inteligente (GGSF) também dá um contributo importante para a inclusão financeira das mulheres. O fundo foi fundado em 2009 pelo KfW, pela Corporação Financeira Internacional (IFC) e pelo Banco Austríaco de Desenvolvimento. Com sede no Luxemburgo, o GGSF concentra-se no financiamento de bancos e fintechs que apoiam micro, pequenas e médias empresas (MPME) em países em desenvolvimento, com foco em empresas lideradas por mulheres. Isto visa promover o desenvolvimento económico em todo o mundo e reforçar a igualdade de género, relata Banco de Desenvolvimento KfW.
O microfinanciamento destina-se não só a promover o crescimento, mas também a criar empregos e a reduzir a pobreza nos países emergentes. A coligação de iniciativas locais e globais demonstra um compromisso empenhado em apoiar as mulheres, tanto financeiramente como socialmente, representando um passo significativo em direcção à igualdade de género e ao empoderamento económico.