Acordo de livre comércio: Mercosul e Europa estão fortalecendo drasticamente o comércio!
No dia 3 de julho de 2025, o Mercosul e os países europeus concluirão um acordo de livre comércio para fortalecer o comércio e a economia.

Acordo de livre comércio: Mercosul e Europa estão fortalecendo drasticamente o comércio!
Em 3 de julho de 2025, os países do Mercosul, que incluem Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, concluíram um significativo acordo de livre comércio em cooperação com vários países europeus. Estes países europeus são a Noruega, a Islândia, a Suíça e o Liechtenstein. O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Werthein, destacou os benefícios do acordo, especialmente o aumento do comércio bilateral que beneficia tanto os cidadãos quanto as empresas dessas regiões.
A União Europeia (UE) também procura um acordo de comércio livre abrangente com os países do Mercosul. A presidente da Comissão da UE, Ursula von der Leyen, assinou o acordo comercial em dezembro de 2024. No entanto, a ratificação a nível da UE e por parte dos Estados-Membros individuais ainda é necessária antes de o acordo entrar em vigor.
O papel da UE no comércio mundial
A UE é considerada uma das economias mais voltadas para o exterior do mundo e possui o maior mercado interno. De acordo com o Site da UE O comércio livre entre os Estados-Membros é um princípio fundamental da União. A abertura do comércio mundial é um dos objectivos importantes da UE. Entre 1999 e 2010, o comércio externo da UE mais do que duplicou e representa agora mais de 30% do produto interno bruto (PIB).
A política comercial dos países da UE é da responsabilidade da União, que conduz negociações com países terceiros. A UE fala a uma só voz sobre questões comerciais, o que lhe confere um peso adicional nas conversações internacionais. Relações fortes com países e grupos regionais são cruciais para negociar acordos comerciais benéficos que melhorem o acesso aos mercados dos parceiros.
Vantagens do livre comércio
Os acordos comerciais recentemente celebrados permitirão às empresas da UE expandir os seus negócios e importar matérias-primas com mais facilidade. Cada acordo comercial é um tratado único que regula vários aspectos, como reduções tarifárias, regulamentações de propriedade intelectual, desenvolvimento sustentável e cláusulas de direitos humanos. O Site da UE salienta que os contributos dos cidadãos, das empresas e das organizações não governamentais também são tidos em conta na negociação destes acordos.
Em resumo, as aspirações da UE e dos Estados do Mercosul expressas neste acordo visam promover o comércio e, assim, obter benefícios económicos e sociais. Embora o acordo ainda aguarde ratificação, demonstra o empenho das partes num comércio global ativo e justo.