Planejamento de rotação de culturas: DRV pede mudanças legais antecipadas
A segunda estimativa de colheita do DRV para cereais e colza em 2024 mostra uma clara vantagem em termos de vegetação. Saiba mais sobre os desafios e previsões da colheita deste ano.

Planejamento de rotação de culturas: DRV pede mudanças legais antecipadas
A segunda estimativa da colheita do DRV para cereais e colza em 2024 mostra que o planeamento da rotação de culturas para os agricultores ocorre antes da sementeira no Outono. Dado que a maior parte dos cereais são semeados no Outono, resta apenas um espaço limitado para culturas adicionais na Primavera. O fornecimento de sementes requer um prazo de entrega, o que é crucial para uma colheita bem sucedida.
Os grãos e as oleaginosas são particularmente procurados no mercado mundial. A eliminação da obrigação de retirada de terras em março de 2024 foi lamentada, pois levaria a um novo mínimo na área cultivada com cereais. A DRV enfatiza a importância de cada hectare e, portanto, apela à Comissão da UE e ao Governo Federal para que façam alterações legais na rotação de culturas numa fase inicial, a fim de dar aos agricultores e produtores de sementes tempo suficiente para se adaptarem.
Em termos de vegetação, a colza e os cereais apresentam uma clara vantagem devido ao clima quente e ao bom abastecimento de água. Em média, as usinas estão cerca de dez dias à frente da média de longo prazo. Embora isso seja geralmente positivo, aumenta o risco de geadas tardias, que podem prejudicar as plantas. Quanto mais desenvolvida é uma planta, mais sensível ela é à geada.
A previsão da DRV para a colheita de cereais em 2024 ascende a uns bons 41 milhões de toneladas e para a colheita de colza a pouco menos de quatro milhões de toneladas. Esses números estão abaixo dos resultados do ano anterior e se devem principalmente à redução da área plantada. Observa que a procura de matérias-primas agrícolas deverá aumentar 50 por cento até 2050, destacando os desafios e oportunidades para a agricultura nos próximos anos.