Primavera na economia alemã: espera-se uma recuperação
Descubra o despertar primaveril da economia alemã! Leia sobre o crescimento económico encorajador e as perspectivas futuras optimistas na Alemanha. Saiba mais em “Dinheiro”!

Primavera na economia alemã: espera-se uma recuperação
A primavera realmente esquenta em maio. As temperaturas de verão são esperadas em toda a Alemanha e céus azuis até onde a vista alcança. Isto não só ilumina as mentes dos alemães, como também a economia alemã ganha um toque de primavera. O produto interno bruto (PIB) na Alemanha aumentou 0,2% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, de acordo com o Departamento Federal de Estatística na terça-feira. O que parece ser um pequeno passo não deve ser subestimado. A mini-recessão do ano anterior transformou-se em mini-crescimento no primeiro trimestre.
O clima geral na economia alemã melhorou pela terceira vez consecutiva. O barómetro económico mais importante, o índice de clima empresarial ifo, subiu para 89,4 pontos (em março era de 87,9 pontos), o melhor valor desde maio de 2023. No inquérito, 9.000 empresas avaliam tanto as perspetivas de negócios futuros como a situação atual. As expectativas são visivelmente menos pessimistas, particularmente na indústria da construção.
Há desenvolvimentos positivos em diversas empresas. A Adidas está a registar um crescimento robusto, especialmente na China e na América Latina. A fabricante de artigos esportivos conseguiu gerar um lucro de 170 milhões de euros. O maior grupo imobiliário residencial da Alemanha, Vonovia, voltou a ter lucro, enquanto Mercedes-Benz e Volkswagen apresentaram desenvolvimentos diferentes. A Lufthansa registou um aumento nas vendas do grupo, mas as greves pesaram nos negócios.
A taxa de inflação na Alemanha manteve-se estável, enquanto os salários reais aumentaram novamente este ano. Há menos desempregados na Alemanha em comparação com o mês anterior, mas foram acrescentados 164.000 desempregados em comparação com o ano anterior, o que se deve ao enfraquecimento da economia. Os preços da energia ainda são elevados e a escassez de competências continua a ser um problema, mas um toque de primavera está lentamente a chegar à economia alemã.