Fürstenfeldbruck: Os empreendedores desafiam as crises e focam-se num futuro sustentável!
No dia 18 de maio de 2025, uma recepção empresarial em Fürstenfeldbruck destacará os desafios e oportunidades do desenvolvimento sustentável.

Fürstenfeldbruck: Os empreendedores desafiam as crises e focam-se num futuro sustentável!
A economia global encontra-se num estado tenso, o que também afecta a economia local em Fürstenfeldbruck. De acordo com o Jornal do sul da Alemanha a economia alemã registou um declínio na produção económica de 0,4 por cento em 2022. Neste ambiente desafiador, as empresas em Fürstenfeldbruck estão particularmente a sofrer com a economia fraca e os elevados custos energéticos e laborais. Além disso, as convulsões da política externa estão a afectar as empresas locais.
Numa recente recepção empresarial, o prefeito Christian Götz homenageou os empresários locais como “heróis da economia”. Cerca de 100 convidados, incluindo representantes de cerca de 60 empresas da região, estiveram presentes neste evento. O acompanhamento musical foi feito pelas alunas da escola de música distrital, Laura Seiling e Roswitha Rilke. Katrin Mattes, da Vaude Academy, apresentou-se para falar sobre o tema da sustentabilidade nos negócios.
Sustentabilidade nos negócios
Vaude é um exemplo de implementação bem-sucedida de negócios sustentáveis. A organização mostra que é possível uma reorientação da economia centrando-se na conservação de recursos e em padrões sociais mínimos. A empresa também atribui grande importância à qualidade de vida dos seus colaboradores, por exemplo, oferecendo um lar para crianças e boas ligações de autocarro e introduzindo pausas para exercícios para os funcionários. Vaude também recompensa carpoolers e ciclistas e concede férias adicionais para trabalho voluntário.
Durante o evento, o prefeito Götz pediu que dicas sustentáveis fossem implementadas tanto na administração quanto nas empresas. A cidade de Fürstenfeldbruck apoia financeiramente as empresas e oferece aconselhamento sobre novos assentamentos, a fim de melhorar a situação económica na região.
Crescimento dos negócios e promoção da inovação
O número de comerciantes em Fürstenfeldbruck aumentou de 3.497 para 4.098 nos últimos dez anos, o que é um sinal positivo para o desenvolvimento económico. O marketing urbano e novas iniciativas como o “Friday Club” promovem a economia local e criam plataformas de networking entre empresas e cidadãos. Eventos de sucesso, incluindo noites de inovação e visitas a empresas, oferecem um espaço para intercâmbio.
A digitalização desempenha um papel crucial no desenvolvimento sustentável e está também a tornar-se cada vez mais importante no contexto das medidas de apoio às empresas. As tecnologias e inovações digitais têm potencial para permitir maior eficiência, redução de custos e menor consumo de energia e recursos. O Ministério Federal dos Assuntos Económicos e da Proteção Climática (BMWK) está cada vez mais empenhado em alinhar estas inovações com os objetivos de sustentabilidade. O Site da BMWK Segundo ele, a digitalização e o desenvolvimento sustentável estão intimamente ligados porque permitem novos modelos de negócios para a proteção climática e a economia circular.
Além disso, o BMWK promove tecnologias digitais para eficiência de recursos e criação de valor circular através de programas como o “GreenTech Innovation Competition”. O projeto GAIA-X visa construir um ecossistema europeu de dados e infraestruturas, com a proteção de dados a desempenhar um papel central.
Nestes tempos difíceis, Fürstenfeldbruck e as suas empresas estão bem posicionadas para aproveitar oportunidades e melhorar a situação económica através da sustentabilidade e da inovação.