Os preços do gás estão subindo: os especialistas recomendam definir um preço fixo do gás
Especialista alerta para novo aumento dos preços do gás na Alemanha. Análise mostra aumento de 17% - dicas para se proteger contra aumento de custos. Por Lisa Mayerhofer.

Os preços do gás estão subindo: os especialistas recomendam definir um preço fixo do gás
Na Alemanha, os consumidores registam actualmente um aumento notável nos preços do gás para novos clientes. De acordo com uma análise do portal de comparação Verivox, os consumidores pagam cerca de um cêntimo a mais por quilowatt-hora ao assinar um novo contrato do que pagavam há um mês. Este aumento é atribuído ao aumento dos preços grossistas e ao IVA normal a partir de Abril.
A investigação mostra que os preços do gás aumentaram significativamente, com a tarifa média nacional mais barata a rondar os 7,6 cêntimos/kWh. Em comparação com março de 2024, isto corresponde a um aumento de cerca de 17 por cento. A fim de aliviar a carga sobre as famílias devido aos elevados preços da energia, o IVA foi reduzido de 19 para sete por cento, o que permitiu poupanças para as famílias médias com um consumo anual de gás de cerca de 20.000 quilowatts-hora. No entanto, a taxa integral de IVA será agora cobrada novamente.
Os especialistas aconselham os clientes do gás a chegarem a acordo sobre um preço fixo do gás para a próxima estação de aquecimento, a fim de se protegerem de novos aumentos de preços. Os preços grossistas do gás natural na Europa estão em evolução e poderão continuar a subir. Ao contratar uma tarifa de gás barata com garantia de preço, os consumidores podem garantir o nível de preços atual.
Recomenda-se que sejam tomadas medidas precoces para contrariar possíveis novos aumentos nos preços do gás. Especialistas como o especialista em energia Thorsten Storck da Verivox sublinham a importância de acompanhar atentamente a evolução actual dos preços e, se necessário, optar por tarifas estáveis a longo prazo.