Situação do gás relaxada: Agência Federal de Rede dá autorização aos consumidores
De acordo com um relatório de www.merkur.de, a situação do gás na Alemanha melhorou e os consumidores já não têm de fazer esforços especiais para poupar gás. As instalações de armazenamento de gás estão muito bem cheias, com mais de 90 por cento, e a Agência Federal de Redes deu tudo certo em relação ao fornecimento de gás no inverno. Embora este Inverno tenha sido consumido mais seis por cento de gás do que no ano passado, o consumo ainda está uns bons 16 por cento abaixo do nível anterior à crise da guerra. Conseqüentemente, a Agência Federal de Redes não pede mais que as pessoas “tomem banhos mais frios ou diminuam o aquecimento”. Ressalta-se que o nível de armazenamento preenchido permite que cada pessoa...

Situação do gás relaxada: Agência Federal de Rede dá autorização aos consumidores
De acordo com um relatório de www.merkur.de, a situação do gás na Alemanha melhorou e os consumidores já não têm de fazer quaisquer esforços especiais para poupar gás. As instalações de armazenamento de gás estão muito bem cheias, com mais de 90 por cento, e a Agência Federal de Redes deu tudo certo em relação ao fornecimento de gás no inverno. Embora este Inverno tenha sido consumido mais seis por cento de gás do que no ano passado, o consumo ainda está uns bons 16 por cento abaixo do nível anterior à crise da guerra. Conseqüentemente, a Agência Federal de Redes não pede mais que as pessoas “tomem banhos mais frios ou diminuam o aquecimento”. Ressalta-se que o nível de armazenamento cheio permite que cada pessoa decida por si mesma como administrar o consumo de gás.
Espera-se que a situação relaxada do gás tenha um impacto positivo no mercado energético e no sector financeiro. Dado que os consumidores já não têm de fazer poupanças drásticas para garantir o fornecimento de gás, os custos de energia para residências e empresas poderão estabilizar. Além disso, isto também poderia aumentar a confiança dos investidores nas empresas de energia, reduzindo o risco de escassez de oferta e flutuações de preços.
No entanto, é importante notar que a situação deve continuar a ser monitorizada, uma vez que ainda existem algumas incertezas relativamente ao fornecimento de gás. Os incidentes não resolvidos nos gasodutos Nord Stream 1 e 2, bem como outros riscos geopolíticos, poderão continuar a ter impacto no mercado. No entanto, no caso de uma falha no fornecimento da Noruega, todas as instalações de armazenamento de gás poderiam abastecer a Alemanha durante um período de oito a dez semanas. Globalmente, a actual aprovação da Agência Federal de Redes poderá criar uma estabilidade temporária no mercado energético e no sector financeiro até que ocorram novos desenvolvimentos.
Leia o artigo fonte em www.merkur.de