Gastronomia em crise: redução do IVA válida apenas até 31 de dezembro de 2023
Na sequência da pandemia corona, a indústria da restauração sofreu muito, pelo que muitos restaurantes foram fechados. A fim de evitar mais perdas, foi introduzido um IVA mais baixo de sete por cento em vez de 19 por cento para toda a indústria. Originalmente, isso deveria ser aplicado apenas até 30 de julho de 2021, mas foi prorrogado várias vezes pelo comitê de coalizão. O novo prazo é atualmente 31 de dezembro de 2023. Isto significa que a partir de janeiro de 2024 a taxa normal de 19 por cento poderá voltar a aplicar-se a todos os estabelecimentos de restauração. A isto soma-se o aumento dos preços da energia e dos alimentos desde o início da guerra na Ucrânia. A Associação Alemã de Hotéis e Restaurantes e. V. (DEHOGA)…

Gastronomia em crise: redução do IVA válida apenas até 31 de dezembro de 2023
Na sequência da pandemia corona, a indústria da restauração sofreu muito, pelo que muitos restaurantes foram fechados. A fim de evitar mais perdas, foi introduzido um IVA mais baixo de sete por cento em vez de 19 por cento para toda a indústria.
Originalmente, isso deveria ser aplicado apenas até 30 de julho de 2021, mas foi prorrogado várias vezes pelo comitê de coalizão. O novo prazo atualmente é 31 de dezembro de 2023.
Isto significa que a partir de janeiro de 2024 a taxa normal de 19 por cento poderá voltar a aplicar-se a todos os estabelecimentos de restauração. A isto soma-se o aumento dos preços da energia e dos alimentos desde o início da guerra na Ucrânia.
A Associação Alemã de Hotéis e Restaurantes e. V. (DEHOGA) queixa-se de que os custos adicionais do aumento do imposto teriam de ser repassados 1:1 aos hóspedes, pois não haveria mais reservas.
Uma redução permanente do IVA está actualmente a ser discutida no Bundestag - mas até que uma decisão seja tomada, os donos de restaurantes estão no escuro.
Como www.chip.de relatórios, a indústria da restauração na Alemanha sofreu muito desde o início da pandemia corona. Muitos restaurantes tiveram de fechar devido às medidas de confinamento, o que levou a uma perda significativa de vendas. A fim de apoiar a indústria e evitar novas perdas, o IVA para os estabelecimentos de restauração foi temporariamente reduzido de 19 para sete por cento.
Originalmente, esta redução do IVA só deveria ser aplicada até 30 de julho de 2021. No entanto, o comité de coligação decidiu várias prorrogações e definiu o prazo atual de 31 de dezembro de 2023. A partir de janeiro de 2024 existe a possibilidade de a taxa normal de IVA de 19 por cento entrar novamente em vigor. Este potencial aumento de impostos vem juntar-se ao já aumentado preço da energia e dos alimentos desde o início da guerra na Ucrânia, aumentando ainda mais a carga financeira sobre os donos de restaurantes.
A Associação Alemã de Hotéis e Restaurantes e. V. (DEHOGA) alerta que os custos adicionais do aumento do imposto devem ser repassados integralmente aos hóspedes, pois muitos negócios já não possuem reservas. Isto poderia levar a preços significativamente mais elevados em restaurantes e pubs, o que, por sua vez, poderia afectar a procura e as vendas.
Uma redução permanente do IVA para a indústria da restauração está actualmente a ser discutida no Bundestag. No entanto, uma decisão final ainda está pendente, o que continua a deixar os donos de restaurantes no escuro.
Leia o artigo fonte em www.chip.de