Fornecimento de gás no inverno: é assim que o aumento do consumo influencia os níveis de enchimento das instalações de armazenamento de gás na Alemanha e as importações de gás
De acordo com um relatório de www.stern.de, o início precoce do inverno na Alemanha levou a um consumo de gás acima da média. As instalações de armazenamento de gás estão bem cheias, mas o consumo de gás aumentou significativamente devido ao frio. A Agência Federal de Redes destaca que o abastecimento de gás no país está garantido, mas a previsão em relação às temperaturas é classificada como “crítica”. A situação das reservas de gás é avaliada como “estável” e as instalações de armazenamento ainda estão bem cheias. Mesmo assim, a Agência Federal de Redes alerta para um inverno muito frio, que aumentaria significativamente o consumo de gás. Existe também a possibilidade de o sudeste da Europa ser abastecido com gás através da Alemanha se houver escassez...

Fornecimento de gás no inverno: é assim que o aumento do consumo influencia os níveis de enchimento das instalações de armazenamento de gás na Alemanha e as importações de gás
De acordo com um relatório de www.stern.de, o início precoce do inverno na Alemanha levou a um consumo de gás acima da média. As instalações de armazenamento de gás estão bem cheias, mas o consumo de gás aumentou significativamente devido ao frio. A Agência Federal de Redes destaca que o abastecimento de gás no país está garantido, mas a previsão em relação às temperaturas é classificada como “crítica”.
A situação das reservas de gás é avaliada como “estável” e as instalações de armazenamento ainda estão bem cheias. Mesmo assim, a Agência Federal de Redes alerta para um inverno muito frio, que aumentaria significativamente o consumo de gás. Existe também a possibilidade de o sudeste da Europa, numa situação de escassez, ter de ser abastecido com gás através da Alemanha se a Rússia interromper as suas entregas. Portanto, é importante usar gás com moderação.
De acordo com informações da Agência Federal de Rede, as maiores quantidades de gás natural importadas para a Alemanha provêm agora da Noruega, Bélgica e Países Baixos.
Se analisarmos a situação do ponto de vista financeiro, se o inverno continuar frio, existe o risco de os preços do gás subirem devido ao aumento da procura. Além disso, a elevada dependência das importações de gás natural de outros países poderá levar a novos aumentos de preços.
É, portanto, aconselhável prestar maior atenção aos recursos energéticos alternativos, como as energias renováveis, a fim de reduzir a dependência das importações de gás natural e reduzir as flutuações de preços no mercado energético.
Leia o artigo fonte em www.stern.de