Comemoração na Plataforma 17: Steinmeier e Herzog relembram deportações

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 12 de maio de 2025, as deportações de judeus serão lembradas em Berlim. Comemorações, novas reportagens e atualidades caracterizam o dia.

Am 12. Mai 2025 wird in Berlin an die Deportationen von Juden erinnert. Gedenken, neue Berichte und aktuelle Ereignisse prägen den Tag.
No dia 12 de maio de 2025, as deportações de judeus serão lembradas em Berlim. Comemorações, novas reportagens e atualidades caracterizam o dia.

Comemoração na Plataforma 17: Steinmeier e Herzog relembram deportações

No dia 12 de maio de 2025, as deportações de judeus durante a Segunda Guerra Mundial serão lembradas em Berlim. Num evento memorial na plataforma 17 da estação ferroviária de Grunewald, que será liderado pelo presidente federal Frank-Walter Steinmeier e pelo presidente de Israel, Isaac Herzog, serão lembrados os mais de 50 mil judeus que foram deportados de lá para os campos de concentração. Estas deportações ocorreram em vagões de gado sem que as pessoas percebessem que para muitos seria uma viagem sem volta. Os primeiros transportes começaram em 18 de outubro de 1941 em direção a Litzmannstadt, Varsóvia, Riga, Theresienstadt e Auschwitz, como Gazeta de Berlim relatado.

O memorial da plataforma 17, inaugurado há 20 anos, é composto por 186 placas de aço fundido, cada uma representando um trem de deportação. A data de partida, o número de deportados e os destinos estão registados nestas placas. A plataforma removida foi restaurada ao longo de cerca de 160 metros para homenagear adequadamente os terríveis acontecimentos.

Desenvolvimentos atuais em Berlim

No mesmo dia será publicado o novo relatório da família de Berlim, que será entregue ao Senador da Educação, Juventude e Família após três anos de trabalho. Além disso, uma petição pelo Dia Internacional da Enfermagem será entregue ao Ministério Federal da Saúde neste dia em memória. Outro ponto importante no debate de hoje é a protecção contra inundações no Oder, que será mais dispendiosa do que inicialmente previsto.

Outro tema atual é a disputa pelo legado Hohenzollern, que já foi resolvida. Foi alcançado um acordo entre a Casa de Hohenzollern, o governo federal e os estados de Berlim e Brandemburgo. A Copa DFB também chegou a Berlim, o que está causando grande alegria entre os torcedores de futebol.

Eventos sociais

Além disso, foi aberto um livro de condolências em homenagem ao falecido. Infelizmente, também há relatos preocupantes: torcedores de futebol aparentemente atacaram um grupo de pessoas em um ponto de descanso, deixando dez pessoas afetadas. Isso lança uma sombra sobre os eventos esportivos e os destaques do dia.

No geral, o dia de hoje em Berlim mostra tanto o confronto com o passado como a situação social atual. O foco está em relembrar as deportações e dar continuidade a importantes discussões sociais.