Decisão fiscal mínima global: Especialista financeiro avalia a implementação da Alemanha
De acordo com um relatório de www.hl-live.de, os membros do Bundestag alemão decidiram implementar o imposto mínimo global para a Alemanha. O membro do Bundestag, Tim Klüssendorf (SPD), falou no Bundestag sobre justiça fiscal global e apoiou a resolução. O imposto mínimo global para empresas será introduzido a partir de 2024 e será de pelo menos 15%. Este é um passo importante para evitar a evasão fiscal através da transferência de lucros para paraísos fiscais. Além disso, a concorrência entre estados com taxas de imposto mais baixas deve ser restringida. Espera-se que a introdução deste imposto mínimo conduza a receitas fiscais adicionais de cerca de mil milhões de euros para a Alemanha. O imposto mínimo aplica-se a grupos empresariais activos a nível internacional e nacional com um volume de negócios...

Decisão fiscal mínima global: Especialista financeiro avalia a implementação da Alemanha
De acordo com um relatório de www.hl-live.de, os membros do Bundestag alemão decidiram implementar o imposto mínimo global para a Alemanha. O membro do Bundestag, Tim Klüssendorf (SPD), falou no Bundestag sobre justiça fiscal global e apoiou a resolução.
O imposto mínimo global para empresas será introduzido a partir de 2024 e será de pelo menos 15%. Este é um passo importante para evitar a evasão fiscal através da transferência de lucros para paraísos fiscais. Além disso, a concorrência entre estados com taxas de imposto mais baixas deve ser restringida. Espera-se que a introdução deste imposto mínimo conduza a receitas fiscais adicionais de cerca de mil milhões de euros para a Alemanha.
O imposto mínimo aplica-se a grupos empresariais com actividade internacional e nacional com um volume de negócios superior a 750 milhões de euros. A tributação subsequente dos lucros das empresas que não são tributados ou são tributados a taxas baixas garante uma tributação mínima de 15 por cento. Além disso, a tributação mínima será implementada de acordo com a Diretiva de Tributação Mínima da UE, incluindo regulamentos de simplificação acordados internacionalmente.
Como especialista financeiro, você pode usar essas informações para analisar que o imposto corporativo mínimo global terá um impacto significativo na tributação de grandes corporações. As receitas adicionais de cerca de mil milhões de euros para a Alemanha poderão ter um impacto no défice nacional, bem como nos investimentos governamentais e nos programas sociais. Além disso, os modelos de planeamento fiscal agressivo estão a tornar-se menos atrativos, o que poderá conduzir a uma certa justiça na tributação das sociedades.
A introdução deste imposto mínimo também poderá ter um impacto na concorrência internacional, uma vez que estabelece um limite inferior para as taxas de imposto. No futuro, as empresas terão de prestar mais atenção aos países onde geram os seus lucros e à forma como os tributam. A longo prazo, isto poderá levar a uma harmonização dos sistemas fiscais e influenciar a concorrência fiscal internacional.
Leia o artigo fonte em www.hl-live.de