Os controles de fronteira colocam em perigo a Tesla e 80.000 empresas de Brandemburgo!
Novos controles fronteiriços na fronteira entre a Alemanha e a Polônia colocam em risco a localização da Tesla em Brandemburgo e colocam pressão sobre 80.000 empresas.

Os controles de fronteira colocam em perigo a Tesla e 80.000 empresas de Brandemburgo!
A economia de Brandemburgo enfrenta desafios significativos devido aos novos controlos fronteiriços nas passagens entre a Alemanha e a Polónia. Casa Comercial relata que a localização da Tesla em Grünheide é particularmente afetada por estas medidas. Numa carta ao Ministro Federal do Interior, Alexander Dobrindt, as Câmaras de Indústria e Comércio (IHK) Cottbus e East Brandenburg chamam a atenção para os enormes danos que ameaçam a situação económica em Brandenburg.
Os IHK alertam que cerca de 80.000 empresas estão a sofrer com os novos controlos fronteiriços, estando tanto grandes empresas como a Tesla como numerosas pequenas e médias empresas, especialmente no sector da logística, restringidas na sua capacidade de actuação. Os problemas resultam da perturbação do tráfego suburbano transfronteiriço, que é agravado pela reacção do governo polaco aos controlos alemães.
Alertas sobre consequências econômicas
Os IHKs temem que haja o risco de perder competitividade. Isto poderá levar a aumentos de preços, atrasos nas deslocações dos funcionários e atrasos nas cadeias de produção e abastecimento. “Os controlos fronteiriços intra-europeus devem continuar a ser a excepção e não devem ser realizados à custa de uma região”, exige um representante da IHK. Tixio acrescenta que as associações exigem soluções imediatas para os problemas do transporte suburbano e de mercadorias.
Várias medidas são propostas para melhorar a situação. Isto inclui o estabelecimento de uma “via rápida” ou de uma segunda via de controlo nas autoestradas A 12 e A 15. Além disso, deverá ser criado um controlo fronteiriço conjunto entre a polícia federal e a guarda de fronteira polaca. Outra sugestão é a emissão de passes para permitir uma travessia tranquila da fronteira.
A situação é alarmante e exige uma acção rápida para estabilizar Brandemburgo como local de negócios e não colocar ainda mais em perigo empresas como a Tesla e muitas pequenas e médias empresas.