A Grécia está a florescer: o turismo está em expansão, a economia está a crescer fortemente!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Grécia está a registar um regresso económico através do turismo e do investimento, com um crescimento de 2,3% e novas oportunidades.

Griechenland erlebt ein wirtschaftliches Comeback durch Tourismus und Investitionen, mit 2,3% Wachstum und neuen Chancen.
A Grécia está a registar um regresso económico através do turismo e do investimento, com um crescimento de 2,3% e novas oportunidades.

A Grécia está a florescer: o turismo está em expansão, a economia está a crescer fortemente!

A Grécia registou um crescimento económico notável nos últimos anos, impulsionado principalmente pelo sector do turismo em expansão. Até há poucos anos, o país era caracterizado pela crise do euro, pela dívida nacional e pela corrupção. Hoje, porém, surge um quadro diferente: o número de turistas está a aumentar e a economia está a crescer. O turismo representa agora 30% do produto interno bruto, tornando a Grécia uma economia pequena mas fortemente dependente do sector, de acordo com Christian Kopf, chefe de mercados de rendimento fixo da Union Investment.

A crise financeira grega de 2011, causada pela elevada dívida nacional e por défices orçamentais significativos, parece ter sido ultrapassada. O incumprimento e a utilização de empréstimos de emergência levaram à estabilização da situação económica. A Grécia reestruturou o seu orçamento e pode agora financiar-se novamente no mercado de capitais em condições mais favoráveis. Os investimentos em infra-estruturas, em particular, atraíram investidores estrangeiros e a Alemanha continua a ser o maior investidor no país, com 20%.

Oportunidades de crescimento e investimento

A economia grega registou um crescimento de 2,3% em 2024, um valor acima da média da UE. Esta recuperação deverá continuar no próximo ano, uma vez que o Banco Nacional da Grécia prevê uma recuperação económica moderada de 2,3 a 2,5%. Os investimentos e o consumo privado desempenham um papel crucial. A Grécia também está a atrair maiores investimentos em mercados futuros, como a digitalização, a energia e o setor da saúde.

O número recorde de 40 milhões de turistas que visitaram a Grécia no ano passado sustenta o sector do turismo em expansão. As receitas turísticas ascenderam a 21,7 mil milhões de euros, um aumento de 5,4% face ao ano anterior. Estes números mostram que o turismo não só funciona como um motor de crescimento, mas também fortalece a confiança no sector privado. A modernização através da digitalização também contribuiu para a luta contra o trabalho não declarado e a evasão fiscal.

Críticas e desafios

Apesar dos desenvolvimentos positivos, também existem desafios. Os críticos manifestam preocupação com a emissão de “vistos gold”, que permitem aos investidores chineses receber um visto Schengen para investimentos superiores a 400.000 euros. Nas grandes cidades e nas ilhas povoadas este montante foi aumentado para 800 mil euros. Até agora, estes “vistos gold” trouxeram até três mil milhões de euros para o país, o que é positivo por um lado, mas também levanta questões sobre a justiça social.

Entretanto, o cenário político permanece estável, mesmo que os índices de aprovação do Primeiro-Ministro Mitsotakis tenham caído recentemente. Apesar destes desafios políticos, a Grécia continua a ser o destino de férias mais popular para os austríacos e oferece inúmeras oportunidades para o futuro através de grandes projetos de infraestruturas, bem como de investimentos em sustentabilidade e digitalização.

Para informações mais detalhadas sobre a actual situação económica na Grécia e apoio às empresas, o Centro de Comércio Externo de Atenas oferece aconselhamento personalizado. Um perfil abrangente do país está disponível no site da AUSSENWIRTSCHAFT AUSTRIA.