Varejo demonstra confiança na Advent – ainda há espaço para melhorias segundo HDE
De acordo com um relatório da www.n-tv.de, um inquérito realizado pela Associação Comercial Alemã (HDE) mostra que a confiança no retalho para o negócio do Natal está a crescer lentamente. Embora apenas pouco menos de metade das empresas estejam satisfeitas com as suas vendas até agora, o clima festivo emergente é claramente perceptível no negócio do Natal. O diretor administrativo da HDE, Stefan Genth, expressa otimismo para as próximas semanas e tradicionalmente considera a época do Advento a época do ano com maiores vendas. De acordo com o inquérito, existe actualmente ainda uma margem significativa para melhorias, uma vez que 54 por cento das empresas estão insatisfeitas com as suas vendas, especialmente no retalho de vestuário e calçado. Acredita-se que a fraca frequência dos clientes, especialmente nos centros das cidades, seja a razão...

Varejo demonstra confiança na Advent – ainda há espaço para melhorias segundo HDE
De acordo com um relatório de www.n-tv.de, um inquérito realizado pela Associação Comercial Alemã (HDE) mostra que a confiança no retalho para o negócio do Natal está a crescer lentamente. Embora apenas pouco menos de metade das empresas estejam satisfeitas com as suas vendas até agora, o clima festivo emergente é claramente perceptível no negócio do Natal. O diretor administrativo da HDE, Stefan Genth, expressa otimismo para as próximas semanas e tradicionalmente considera a época do Advento a época do ano com maiores vendas.
De acordo com o inquérito, existe actualmente ainda uma margem significativa para melhorias, uma vez que 54 por cento das empresas estão insatisfeitas com as suas vendas, especialmente no retalho de vestuário e calçado. A fraca frequência de clientes, especialmente nos centros das cidades, é citada como a razão para isso, apesar de alguns impulsos no sábado anterior ao primeiro Advento. Contudo, as empresas retalhistas nos subúrbios urbanos, centros distritais e áreas comerciais estão significativamente mais satisfeitas. Os setores da alimentação, da eletrónica, dos brinquedos e dos artigos desportivos registam uma evolução positiva, com as grandes empresas mais satisfeitas do que as mais pequenas.
As próximas semanas do Advento são tradicionalmente consideradas a época mais movimentada do ano em termos de vendas, e o HDE espera um aumento de 1,5 por cento face ao ano anterior, com vendas de pouco mais de 120 mil milhões de euros.
Com base nestes factos, pode-se supor que o actual clima festivo e o optimismo entre os retalhistas conduzirão a novos impulsos no retalho. O aumento da confiança dos concessionários e as expectativas do HDE indicam que o negócio do Natal levará a um aumento das vendas nas próximas semanas. Isto poderá ter um impacto positivo no mercado e no setor financeiro, uma vez que o aumento das vendas a retalho também pode impactar outros setores económicos.
Leia o artigo original em www.n-tv.de