Crise orçamental ameaça milhares de empregos – sindicatos exigem soluções viáveis
De acordo com um relatório de www.n-tv.de, as negociações sobre o orçamento para 2024 continuam e as esperanças de um acordo rápido crescem na economia. Contudo, os sindicatos estão a soar o alarme, alertando para um êxodo industrial e a perda de milhares de empregos devido à crise orçamental não resolvida. Os sindicatos apelam aos políticos para que desenvolvam rapidamente soluções viáveis para superar os desafios colocados pela decisão do Tribunal Constitucional Federal. Apelam à criação de um fundo especial na Lei Básica para libertar o travão à renovação do país. Além disso, apelam a preços de eletricidade competitivos para as indústrias com utilização intensiva de energia, bem como a um plano plurianual para...

Crise orçamental ameaça milhares de empregos – sindicatos exigem soluções viáveis
De acordo com um relatório de www.n-tv.de,
As negociações sobre o orçamento de 2024 continuam e as esperanças de um acordo rápido crescem na economia. Contudo, os sindicatos estão a soar o alarme, alertando para um êxodo industrial e a perda de milhares de empregos devido à crise orçamental não resolvida.
Os sindicatos apelam aos políticos para que desenvolvam rapidamente soluções viáveis para superar os desafios colocados pela decisão do Tribunal Constitucional Federal. Apelam à criação de um fundo especial na Lei Básica para libertar o travão à renovação do país. Além disso, apelam a preços de electricidade competitivos para as indústrias com utilização intensiva de energia e a um plano plurianual para aumentar o investimento público.
A actual incerteza na economia é considerada perigosa porque os investimentos arriscados e de longo prazo por parte das empresas não podem ser conciliados com constantes mudanças de regras devido a novas exigências políticas. Os sindicatos enfatizam a urgência de combinar recursos públicos com investimento privado para modernizar o país.
O défice financeiro de 60 mil milhões de euros devido à decisão do Tribunal Constitucional Federal de reafectar os empréstimos planeados ao fundo para o clima e a transformação ameaça ter impacto na economia e no mercado de trabalho.
A crise orçamental ainda por resolver e o défice financeiro iminente poderão conduzir a uma incerteza considerável no mercado de trabalho e na economia. A incerteza que rodeia os investimentos públicos e os instrumentos de financiamento para investimentos privados na transformação verde e noutras tecnologias futuras poderá levar a um êxodo da indústria e à perda de milhares de empregos.
Os efeitos a longo prazo desta crise fiscal poderão levar a um declínio na actividade de investimento, a uma deterioração no mercado de trabalho e a um abrandamento económico geral.
É urgente que os políticos encontrem rapidamente soluções viáveis para reduzir a incerteza na economia e garantir os investimentos necessários. Caso contrário, a crise orçamental poderá ter efeitos negativos significativos no mercado de trabalho e no sector financeiro.
Leia o artigo original em www.n-tv.de