Os agricultores de Hesse lutam contra a seca: é assim que salvam as suas colheitas!
Os agricultores de Hesse estão a responder a condições meteorológicas extremas e a investir em medidas de gestão da água para fazer face à seca.

Os agricultores de Hesse lutam contra a seca: é assim que salvam as suas colheitas!
Hesse enfrenta atualmente um verdadeiro desafio: as empresas agrícolas do estado estão a sentir os efeitos da seca persistente e dos extremos climáticos. Como hessenschau.de relatado, as condições na região são atualmente quase semelhantes às do verão, caracterizadas por muito sol e pouca precipitação. A seca agravou-se nos últimos anos e está a obrigar os agricultores a adaptar os seus métodos.
Um exemplo é o agricultor de Wiesbaden, Reiner Paul, que investiu em infra-estruturas para enfrentar os desafios das alterações climáticas. Ele construiu uma bacia hidrográfica com capacidade para 10.000 metros cúbicos de água para fornecer irrigação por gotejamento eficiente aos seus campos de morangos. Este método reduz pela metade o consumo de água e obtém água de poços e águas pluviais. Anteriormente, Hesse esteve extremamente seco entre fevereiro e abril de 2025, com apenas cerca de 40 litros de chuva por metro quadrado, uma diminuição de 70% em relação aos anos anteriores. Os crescentes extremos climáticos são particularmente cruciais; Chuvas fortes, trovoadas e granizo representam riscos adicionais.
Desafios crescentes e flutuantes
A perturbação do equilíbrio hídrico não afecta apenas os rendimentos. De acordo com o Serviço Meteorológico Alemão, os meses de primavera na Alemanha foram, em geral, extremamente semelhantes aos da seca, o que aumentou a incerteza dos agricultores. As plantas jovens e as culturas com raízes superficiais são particularmente afectadas pela seca, como mostram os dados do monitor da seca. A perda de água por evaporação é entre 50 e 125 milímetros maior que a precipitação, levantando preocupações adicionais.
A Associação de Agricultores de Hesse pede agora um seguro contra quebras de colheitas e o governo estadual planeia promover tais medidas. Está atualmente a ser desenvolvido um modelo de apoio aos agricultores, com a possibilidade de as primeiras candidaturas serem apresentadas no outono de 2026.
Efeitos a longo prazo das alterações climáticas
O desafio para os agricultores faz parte de um padrão climático mais amplo que poderá piorar em toda a Europa. De acordo com um estudo do Centro Comum de Investigação, não só a temperatura, mas também a frequência de fenómenos meteorológicos extremos está a aumentar, o que tem efeitos duradouros na agricultura. Alexander Marx, do Centro Helmholtz, salienta que, embora estes fenómenos climáticos extremos estejam a aumentar, não representam automaticamente o novo normal.
Neste contexto, é importante tomar medidas para fortalecer a diversidade biológica, conforme solicitado pelo BUND. Sem adaptação suficiente, a actual seca poderá ter consequências ecológicas de longo alcance, incluindo a queda dos níveis dos rios e o aumento do risco de incêndios florestais. Através da irrigação artificial, a Alemanha poderia não só exercer ainda mais pressão sobre as suas plantas, mas também sobre os seus recursos hídricos naturais.
Consequências económicas e preços ao consumidor
Os investimentos na adaptação climática, como os feitos pelo agricultor Reiner Paul – no seu caso, 350.000 euros para a bacia hidrográfica – também poderão ter um impacto a longo prazo nos preços para os consumidores. O preço actual do meio quilo de morangos ronda os 5 euros. O Gabinete Estatal de Agricultura de Hessen não só aconselha os agricultores sobre irrigação, mas também promove métodos de poupança de água para contrariar o stress causado pela seca.
Os desenvolvimentos em Hesse são um exemplo notável dos desafios que os agricultores enfrentam hoje. Os recursos estão a tornar-se mais escassos e as alterações climáticas afectam cada vez mais a agricultura e, portanto, a segurança alimentar. Dadas estas condições, torna-se ainda mais importante que tanto os agricultores como os políticos encontrem soluções em conjunto.