O caminho de Hesse para mais energia eólica e solar: Leis em foco!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 4 de junho de 2025, o Comité Económico de Hesse reunir-se-á para discutir projetos de lei sobre energias renováveis ​​e proteção climática.

Am 4. Juni 2025 tagt der Hessische Wirtschaftsausschuss zu Gesetzentwürfen über erneuerbare Energien und Klimaschutz.
No dia 4 de junho de 2025, o Comité Económico de Hesse reunir-se-á para discutir projetos de lei sobre energias renováveis ​​e proteção climática.

O caminho de Hesse para mais energia eólica e solar: Leis em foco!

Em 4 de junho de 2025, reuniu-se a Comissão de Assuntos Económicos, Energia, Transportes, Habitação e Zonas Rurais do Parlamento do Estado de Hesse. A agenda incluiu vários projetos de lei apresentados por vários grupos políticos. Isto inclui, entre outras coisas, a Quarta Lei para alterar a Lei Rodoviária de Hesse, também conhecida como Lei de Aceleração da Construção de Ciclovias de Hesse, que foi apresentada pelo grupo parlamentar dos Democratas Livres. Outros pontos relevantes são a lei sobre a participação das comunidades no uso de energia eólica e fotovoltaica em Hesse, na forma da Lei de Participação em Energia Fotovoltaica e Eólica de Hesse (HPWEBG), também da BÜNDNIS 90/THE GREENS, bem como um projeto de lei para alterar a Lei de Compras e Conformidade Tarifária de Hesse, que foi tratado como parte da Segunda Lei de Redução da Burocracia.

Além disso, estavam na ordem do dia moções sobre temas relacionados com a protecção do clima, incluindo uma proposta de resolução da CDU e do SPD dedicada à protecção do clima. As moções urgentes da AfD abordaram os custos da protecção climática e da neutralidade climática, bem como o encerramento planeado das instalações da Bayer Crop Science em Frankfurt-Höchst. Outros relatórios e pedidos trataram da infraestrutura de transporte em Hesse e do financiamento de novos transportes ferroviários.

Promoção de energias renováveis

No contexto destes projetos de lei e propostas, há um foco crescente na geração de energia a partir de fontes renováveis. De acordo com a Diretiva (UE) 2023/2413, que entrou em vigor em 20 de novembro de 2023, os estados membros devem implementar medidas para aumentar as energias renováveis. A meta é que pelo menos 42,5 por cento da energia venha de fontes renováveis ​​até 2030. Este aspecto torna-se particularmente relevante devido aos projetos de lei discutidos na reunião do comité de Hesse.

A directiva da UE também inclui a introdução de áreas de aceleração para projectos de energias renováveis, nas quais os procedimentos de aprovação devem ser simplificados e acelerados. Os estados membros devem implementar a directiva até 21 de Maio de 2025, o mais tardar, e trazer regulamentos parciais relativos aos procedimentos de aprovação em vigor até 1 de Julho de 2024. De acordo com a legislação actual, é necessário um enorme esforço para expandir as energias renováveis ​​para atingir a meta de pelo menos 80 por cento do fornecimento de electricidade proveniente de fontes renováveis ​​até 2030.

Os estados e associações participaram no projeto de lei em abril de 2024, e as declarações foram publicadas no site do Ministério Federal da Economia e Proteção Climática. O projeto de lei revisado foi aprovado pelo Gabinete Federal em 24 de julho de 2024.

Globalmente, a reunião da Comissão dos Assuntos Económicos, da Energia, dos Transportes, da Habitação e das Zonas Rurais reflecte os actuais desafios e esforços para promover a produção de energia respeitadora do ambiente, cumprindo simultaneamente os requisitos em matéria de infra-estruturas de transportes e de protecção do clima. O discurso político em Hesse está indissociavelmente ligado aos objetivos globais da UE, que incluem a transição energética e a promoção das energias renováveis.