A alta inflação muda o comportamento de poupança dos alemães: Estratégias para renda e poupança – uma visão geral para especialistas financeiros.
De acordo com um relatório de www.telepolis.de, um estudo realizado pelo Instituto Alemão de Provisão de Aposentadoria (DIA) mostra que o comportamento de poupança e investimento dos alemães foi influenciado pela inflação elevada nos últimos anos. Uma conclusão importante foi que um terço dos entrevistados procurava novas fontes de rendimento. Além disso, quase um terço ajustou o seu comportamento de poupança. No entanto, a maioria dos entrevistados ainda está disposta a tomar precauções apesar da inflação. Os mais jovens e as pessoas com um elevado nível de conhecimentos financeiros, em particular, mostram uma maior vontade de tomar precauções. A descida da taxa de inflação na Alemanha, que de acordo com informações preliminares do Serviço Federal de Estatística foi de 2,9% em Janeiro, poderá afectar o comportamento da poupança e do investimento...

A alta inflação muda o comportamento de poupança dos alemães: Estratégias para renda e poupança – uma visão geral para especialistas financeiros.
De acordo com um relatório de www.telepolis.de, um estudo do Instituto Alemão de Provisão de Aposentadoria (DIA) mostra que o comportamento de poupança e investimento dos alemães foi influenciado pela inflação elevada nos últimos anos. Uma conclusão importante foi que um terço dos entrevistados procurava novas fontes de rendimento. Além disso, quase um terço ajustou o seu comportamento de poupança. No entanto, a maioria dos entrevistados ainda está disposta a tomar precauções apesar da inflação. Os mais jovens e as pessoas com um elevado nível de conhecimentos financeiros, em particular, mostram uma maior vontade de tomar precauções.
A descida da taxa de inflação na Alemanha, que, de acordo com informações preliminares do Serviço Federal de Estatística, foi de 2,9% em Janeiro, poderá influenciar ainda mais o comportamento da poupança e do investimento. Uma descida da inflação poderá levar a que menos pessoas procurem novas fontes de rendimento e que menos pessoas ajustem os seus hábitos de poupança. Isto poderia levar a uma relação positiva entre a taxa de poupança e a inflação no longo prazo.
Deve-se também notar que o estudo mostra que muitos investidores estão a gravitar em direcção a investimentos mais seguros e de longo prazo devido à inflação. Isto poderá significar que, à medida que a inflação cai, a confiança nos investimentos mais arriscados aumenta.
Globalmente, uma diminuição da inflação pode potencialmente levar a um aumento do consumo e a uma diminuição da procura de novas fontes de rendimento. Ao mesmo tempo, pode levar a uma diminuição da confiança em investimentos mais seguros e a um aumento da apetência pelo risco. Estas mudanças poderão ter impacto no mercado financeiro em geral e na indústria financeira.
Leia o artigo fonte em www.telepolis.de