As altas taxas de juros para veículos entregues muito cedo ameaçam a liquidez – um problema para os revendedores de automóveis.
Primeiro os carros novos não chegaram, agora estão sendo entregues muito cedo. Este problema afecta o comércio automóvel, que tem lutado com longos prazos de encomenda nos últimos dois anos devido a perturbações nas cadeias de abastecimento. Mas agora os prazos de entrega estão a diminuir e os fabricantes, por vezes, entregam os veículos mais cedo do que o acordado. Isto conduz a dificuldades financeiras para os concessionários, uma vez que têm de armazenar e financiar temporariamente os veículos enquanto os contratos de leasing dos seus clientes ainda estão em vigor. Os bancos de automóveis cobram juros de seis a dez por cento pelos veículos financiados provisoriamente, em comparação com os anteriores dois a três por cento. Esta elevada carga de taxas de juros pode afetar particularmente grandes clientes e...

As altas taxas de juros para veículos entregues muito cedo ameaçam a liquidez – um problema para os revendedores de automóveis.
Primeiro os carros novos não chegaram, agora estão sendo entregues muito cedo. Este problema afecta o comércio automóvel, que tem lutado com longos prazos de encomenda nos últimos dois anos devido a perturbações nas cadeias de abastecimento. Mas agora os prazos de entrega estão a diminuir e os fabricantes, por vezes, entregam os veículos mais cedo do que o acordado. Isto conduz a dificuldades financeiras para os concessionários, uma vez que têm de armazenar e financiar temporariamente os veículos enquanto os contratos de leasing dos seus clientes ainda estão em vigor. Os bancos de automóveis cobram juros de seis a dez por cento pelos veículos financiados provisoriamente, em comparação com os anteriores dois a três por cento. Esta elevada carga de taxas de juro pode ultrapassar os limites de liquidez dos concessionários, especialmente para grandes clientes e frotas. Problemas financeiros também surgem nos casos em que os veículos são faturados mas não podem ser entregues. O aumento dos preços dos carros eléctricos e a elevada inflação estão a aumentar ainda mais os encargos financeiros. No entanto, existem acordos entre alguns retalhistas e fabricantes que garantem aos retalhistas o reembolso dos juros cobrados em caso de desvios significativos da data de entrega acordada. No entanto, devido aos problemas de entrega relaxados, os concessionários de automóveis têm de se concentrar novamente na otimização do seu inventário.
De acordo com um relatório de www.kfz-betrieb.vogel.de
Leia o artigo original em www.kfz-betrieb.vogel.de