Ataques Houthi no Mar Vermelho: efeitos económicos e consequências para as empresas alemãs
De acordo com um relatório de www.tagesspiegel.de, o conflito com os rebeldes Houthi no Mar Vermelho está a ter um impacto económico crescente nas empresas na Alemanha. A Tesla teve de interromper em grande parte a sua produção perto de Berlim durante cerca de duas semanas porque os ataques Houthi aos navios levaram a mudanças nas rotas de transporte e lacunas na cadeia de abastecimento. A maioria das companhias marítimas evita agora a rota através do Mar Vermelho e do Canal de Suez para a Europa e faz um desvio pelo extremo sul e pela costa oeste de África. Isto leva a semanas de atrasos e elevados custos adicionais. Segundo o instituto de pesquisa econômica IfW, os ataques deixam rastros claros, já que a quantidade transportada...

Ataques Houthi no Mar Vermelho: efeitos económicos e consequências para as empresas alemãs
De acordo com um relatório de www.tagesspiegel.de,
O conflito com os rebeldes Houthi no Mar Vermelho está a ter um impacto económico crescente nas empresas na Alemanha. A Tesla teve de interromper em grande parte a sua produção perto de Berlim durante cerca de duas semanas porque os ataques Houthi aos navios levaram a mudanças nas rotas de transporte e lacunas na cadeia de abastecimento. A maioria das companhias marítimas evita agora a rota através do Mar Vermelho e do Canal de Suez para a Europa e faz um desvio pelo extremo sul e pela costa oeste de África. Isto leva a semanas de atrasos e elevados custos adicionais.
Segundo o instituto de investigação económica IfW, os ataques também deixam uma marca clara, já que a quantidade de contentores transportados está quase 70 por cento abaixo do volume esperado. O número de navios de carga que passam pelo Canal de Suez caiu 30 por cento, enquanto o tráfego marítimo em torno do Cabo da Boa Esperança quase duplicou. Os preços do transporte marítimo, especialmente de contentores, aumentaram 240 por cento entre Novembro de 2023 e o início de Janeiro.
Embora não seja esperado nenhum impacto perceptível nos preços no consumidor, a incerteza em torno das cadeias de abastecimento está a aumentar a dificuldade de fortalecer a economia alemã no início deste ano. No entanto, de acordo com fontes da indústria, é pouco provável que haja grandes estrangulamentos no retalho.
A indústria financeira e o mercado estão a reagir nervosamente aos ataques americano-britânicos, que levaram a um aumento do preço do petróleo bruto Brent do Mar do Norte em quase quatro por cento. À medida que as cadeias de abastecimento são afetadas, podem surgir mais incertezas relativamente aos preços de outras matérias-primas e às situações de transporte. O impacto também poderá afectar os lucros das empresas devido ao aumento dos custos de transporte.
Leia o artigo fonte em www.tagesspiegel.de