O índice ifo de clima de negócios sobe novamente em outubro - esperança de melhoria na economia alemã
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, o índice ifo de clima de negócios subiu novamente em outubro, após cinco quedas. As empresas alemãs estão novamente a avaliar melhor as suas perspectivas, mas a situação em muitos sectores permanece tensa. Uma fresta de esperança no horizonte Depois de um longo período de seca, o índice ifo de clima empresarial subiu em Outubro. O clima na economia alemã melhorou; tanto as avaliações da situação atual dos negócios como as expectativas para os próximos meses tornaram-se mais positivas. O índice passou de 85,8 pontos em setembro para 86,9 pontos em outubro. Os especialistas esperavam apenas um aumento para 86,0 pontos. No entanto, de acordo com o Instituto ifo, nem todos...

O índice ifo de clima de negócios sobe novamente em outubro - esperança de melhoria na economia alemã
Forro de esperança no horizonte
Após um longo período de seca, o índice ifo de clima empresarial subiu em Outubro. O clima na economia alemã melhorou; tanto as avaliações da situação atual dos negócios como as expectativas para os próximos meses tornaram-se mais positivas. O índice passou de 85,8 pontos em setembro para 86,9 pontos em outubro. Os especialistas esperavam apenas um aumento para 86,0 pontos. Contudo, segundo o Instituto Ifo, nem todos os sectores económicos estão igualmente optimistas. As expectativas aumentaram no setor industrial, mas a situação atual é avaliada como pior. A situação dos pedidos na indústria ainda é considerada difícil.
Prestadores de serviços mais otimistas, construção continua difícil
No sector dos serviços, o clima de negócios melhorou significativamente e a actividade contínua está a garantir a satisfação das empresas. No varejo, porém, as avaliações sobre a situação atual pioraram e os traders estão mais pessimistas em relação aos próximos meses. A actual situação empresarial na construção também é classificada como ligeiramente pior, enquanto as perspectivas para os próximos meses melhoraram ligeiramente, mas ainda permanecem pessimistas.
Especialistas estão otimistas
Nas suas primeiras declarações sobre o actual índice ifo, os especialistas estão cautelosamente optimistas. Vêem esperança num futuro melhor no regresso do poder de compra dos consumidores e na redução dos efeitos travadores da política monetária. No entanto, nota-se também que a economia alemã tem oscilado entre o fraco crescimento e a recessão há cerca de dois anos.
Possível recessão técnica
De acordo com opiniões de especialistas, a economia alemã não irá além da estagnação no segundo semestre de 2023. Presume-se que o produto interno bruto (PIB) caiu no último trimestre de verão e que a Alemanha poderá, portanto, cair novamente numa recessão técnica. A maioria dos especialistas não espera um crescimento notável até o próximo ano.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de