Cada vez mais alemães pagam mais de 50% dos seus salários para alugar!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Uma pesquisa recente mostra que 15% dos alemães gastam mais de 50% do seu salário líquido em aluguel. A situação é particularmente tensa nas cidades.

Eine aktuelle Umfrage zeigt, dass 15% der Deutschen über 50% ihres Nettolohns für Miete ausgeben. Die Lage ist besonders in Städten angespannt.
Uma pesquisa recente mostra que 15% dos alemães gastam mais de 50% do seu salário líquido em aluguel. A situação é particularmente tensa nas cidades.

Cada vez mais alemães pagam mais de 50% dos seus salários para alugar!

Cerca de 15% das pessoas na Alemanha gastam mais de metade do seu salário líquido com renda. Este foi o resultado de uma pesquisa recente realizada pela YouGov em nome da Agência de Imprensa Alemã, na qual participaram mais de 4.000 pessoas, incluindo quase 2.400 inquilinos. A pressão sobre os arrendatários é ainda aumentada pelo aumento constante do custo de vida.

A pesquisa mostra que 3% dos entrevistados gastam mais de 70% de sua renda com aluguel. Em contraste, apenas 8% pagam menos de 20% do seu salário líquido pela habitação. Quase metade dos inquiridos, especificamente 49 por cento, gasta entre 20 e 39 por cento do seu rendimento em renda.

Condições de habitação inadequadas

As condições de habitação na Alemanha são um problema alarmante. De acordo com a pesquisa, 53% dos locatários têm mais quartos do que pessoas em seus apartamentos. 37 por cento vivem numa proporção matematicamente equilibrada de um quarto por residente, enquanto 6 por cento vivem em apartamentos que oferecem menos quartos do que os residentes. Cerca de uma em cada nove pessoas na Alemanha vive em condições de vida precárias.

As famílias monoparentais, as pessoas em risco de pobreza e os adultos com passaporte estrangeiro são particularmente afetados por estes abusos. Um estudo do Eurostat mostrou que em 2022 cerca de 11,5 por cento das pessoas na Alemanha viviam em apartamentos superlotados. Os dados mostram também que as pessoas nas zonas urbanas têm três vezes mais probabilidades de sofrer de escassez de habitação do que as que vivem nas zonas rurais.

Conclusão sobre a situação do arrendamento

Os resultados do inquérito ilustram o problema urgente dos elevados preços dos alugueres na Alemanha e os desafios associados para a população. O mercado imobiliário enfrenta grandes desafios e os políticos são obrigados a encontrar soluções que garantam habitação adequada para todos. Mais informações sobre as condições de habitação na Alemanha podem ser encontradas no site Escritório Federal de Estatística.

Para informações detalhadas sobre as despesas de aluguel dos alemães, leia o artigo de Notícias PZ.