Inflação: Presidente do Bundesbank, Nagel, pede um corte nas taxas de juros em junho
O especialista económico, Presidente do Bundesbank, Nagel, apoia uma possível redução das taxas de juro directoras em Junho, devido à queda das taxas de inflação e às influências geopolíticas. #Inflação #Taxas de juros #Bundesbank #JoachimNagel

Inflação: Presidente do Bundesbank, Nagel, pede um corte nas taxas de juros em junho
O presidente do Bundesbank, Joachim Nagel, enfatizou que o retorno da inflação ao valor-alvo não é um desenvolvimento automático. Neste contexto, expressou a sua opinião positiva sobre um possível corte nas taxas de juro directoras em Junho, se a evolução dos preços seguir as expectativas. O Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas de juro diretoras inalteradas na sua última reunião, mas sinalizou a possibilidade de um corte nas taxas num futuro próximo.
Christine Lagarde, a Presidente do BCE, deixou claro que alguns membros do Conselho do BCE já são a favor da redução das taxas de juro. O próprio Nagel considera provável um corte nas taxas de juro em Junho, especialmente tendo em conta a evolução dos preços a médio prazo. No entanto, apontou para certas incertezas, incluindo as actuais tensões no Médio Oriente, que poderiam afectar os preços do petróleo.
Nagel enfatizou que a evolução dos preços da energia e dos salários é crucial para a taxa de inflação futura. A evolução salarial, em particular, na área do euro, está a ser acompanhada de perto, uma vez que tem um impacto direto na pressão sobre os preços. Apesar do actual enfraquecimento da taxa de inflação em Março para 2,4 por cento, permanece a incerteza quanto a se a inflação atingirá o valor-alvo de 2 por cento no longo prazo e permanecerá estável. Nagel sublinhou a responsabilidade do Conselho do BCE pela evolução dos preços e enfatizou a importância de uma resposta de política monetária adequada.