Inflação na Zona Euro: Será que a inflação cairá finalmente abaixo dos 2 por cento?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A inflação na área do euro está a diminuir enquanto a economia dos EUA está a crescer. Cortes nas taxas de juros por parte do BCE e do Fed em foco. Perspectivas Económicas 2025.

Teuerung im Euroraum sinkt, während US-Wirtschaft wächst. Zinssenkungen der EZB und Fed im Fokus. Wirtschaftsausblick 2025.
A inflação na área do euro está a diminuir enquanto a economia dos EUA está a crescer. Cortes nas taxas de juros por parte do BCE e do Fed em foco. Perspectivas Económicas 2025.

Inflação na Zona Euro: Será que a inflação cairá finalmente abaixo dos 2 por cento?

No dia 14 de Janeiro de 2025, vários factores irão moldar a situação económica na Zona Euro e nos EUA. As taxas de inflação em ambas as regiões estão a aproximar-se do objectivo de inflação da política monetária de 2 por cento. O Banco Central Europeu (BCE) e a Reserva Federal dos EUA (Fed) continuam a reduzir as taxas de juro, enquanto a zona euro continua a sofrer de uma economia fraca em comparação com a economia dos EUA.

Embora a inflação na área do euro tenha aumentado acentuadamente durante a pandemia do coronavírus e o conflito na Ucrânia, tem-se aproximado da meta de 2% desde 2023. Em Setembro de 2024, os aumentos de preços foram inferiores a 2% pela primeira vez desde o início da crise energética, mas subiram novamente para 2,4% em Outubro. De acordo com uma análise de IW Colônia As reduções dos preços da energia e os aumentos estabilizados dos preços de outros grupos de bens contribuem para estabilizar a inflação. Os serviços, por outro lado, continuam a apresentar taxas de inflação elevadas, devido ao aumento dos custos salariais, que atingiram 5,42 por cento no terceiro trimestre de 2024, o valor mais elevado em 25 anos.

Desemprego e crescimento

A taxa de desemprego na zona euro tem caído continuamente desde 2021 e era de 6,3 por cento em Outubro de 2024. Na Alemanha, a taxa de desemprego aumentou para 6,0 por cento em Dezembro de 2024, um aumento de 0,3 pontos percentuais em comparação com o ano anterior. O crescimento da zona euro foi de 0,9 por cento no terceiro trimestre de 2024, abaixo da média da UE de 1,0 por cento, enquanto a economia dos EUA cresceu 2,7 por cento no mesmo período.

A economia dos EUA também registou um mercado de trabalho estável, com uma taxa de desemprego de 4,1 por cento. A inflação nos EUA foi de 2,6 por cento em outubro de 2024, ligeiramente acima do mês anterior. Em 12 de dezembro de 2024, o BCE baixou as três taxas de juro diretoras em 0,25 por cento cada, para 3,15 por cento, enquanto a Fed também reduziu as suas taxas de juro diretoras em 0,25 pontos percentuais, para 4,25 a 4,5 por cento. Os analistas apontam para as expectativas das taxas de juros dos EUA influenciando o mercado, com as esperanças de queda nas taxas de juros pesando sobre as ações de tecnologia, como notícias diárias relatado.