A inflação na Alemanha estagnou em abril – especialistas esperam um aumento
A inflação na Alemanha estagnou em 2,2% em Abril. No entanto, os especialistas esperam que os preços subam nos próximos meses. Desenvolvimentos e previsões atuais aqui!

A inflação na Alemanha estagnou em abril – especialistas esperam um aumento
A taxa de inflação na Alemanha estagnou em 2,2% em Abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado, conforme informou provisoriamente o Gabinete Federal de Estatística. Embora este seja o valor mais baixo desde abril de 2021, os economistas esperam um aumento nos próximos meses devido ao planeamento de preços por parte de muitas empresas e ao aumento dos salários. Isto poderia fazer com que a inflação global subisse novamente para 3%, o que poderia afectar o poder de compra do consumidor.
Desde 1 de Abril, a taxa normal de IVA de 19 por cento voltou a ser aplicada ao gás natural e ao aquecimento urbano, depois de expirada a redução temporária de 7 por cento. Em Abril, a descida dos preços da energia para as famílias abrandou em comparação com o mês anterior. Por exemplo, os preços da energia aumentaram significativamente em alguns estados federais, assim como os preços das visitas a restaurantes e estadias em hotéis. Os preços dos alimentos subiram 0,5% em termos anuais em Abril, depois de terem caído em Março.
A inflação subjacente na Alemanha foi de 3,0% em Abril, excluindo os preços da energia e dos alimentos. Apesar da evolução positiva, a taxa de inflação deverá cair para 2,3%, em média, durante o ano. Contudo, os institutos de investigação económica prevêem um desenvolvimento potencialmente mais difícil do que o esperado, uma vez que algumas indústrias planeiam preços mais elevados. O consumo poderá ser impulsionado por taxas de inflação mais baixas, especialmente se os salários reais aumentarem.
Os dados mais recentes de investigadores de consumo da GfK em Nuremberga sugerem que a disposição de consumo dos alemães está a aumentar ligeiramente devido à perspectiva de aumento dos salários. O consumo privado continua a ser um pilar importante da economia alemã, que tem vindo a enfraquecer ligeiramente há meses. Mais dados sobre o desenvolvimento económico no primeiro trimestre de 2024 serão publicados pelo Serviço Federal de Estatística. Espera-se que a taxa de inflação possa aumentar nos próximos meses, dada a evolução positiva.