Inflação na Saxônia-Anhalt: Os preços permanecem em níveis recordes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A inflação na Saxónia-Anhalt atinge 2,8% em maio de 2025. Os preços aumentam em muitas áreas, enquanto os custos da energia caem.

Inflation in Sachsen-Anhalt erreicht 2,8 % im Mai 2025. Preisanstiege in vielen Bereichen, während Energiekosten sinken.
A inflação na Saxónia-Anhalt atinge 2,8% em maio de 2025. Os preços aumentam em muitas áreas, enquanto os custos da energia caem.

Inflação na Saxônia-Anhalt: Os preços permanecem em níveis recordes!

A taxa de inflação na Saxônia-Anhalt é de 2,8% em maio de 2025 em comparação com o mesmo mês do ano passado. Isto representa uma ligeira descida, uma vez que a taxa de inflação foi de 2,9 por cento em Março e Abril. Isto significa que a inflação na Saxónia-Anhalt permanece acima da média alemã, que foi de 2,1 por cento em Maio de 2025, conforme relatado pelo Serviço Federal de Estatística.

Os preços ao consumidor no estado apresentam aumentos significativos de preços em diversas áreas. Os aumentos de preços nos serviços sociais, como lares de idosos e instalações similares, que aumentaram 30,1 por cento, são particularmente visíveis. Os benefícios dos seguros de trânsito também se tornaram significativamente mais caros e aumentaram 17,8%. Além disso, os serviços funerários e as taxas de cemitério aumentaram 9,5 por cento.

Evolução dos preços em detalhe

Regista-se também um aumento dos preços dos alimentos e das bebidas não alcoólicas, que aumentaram 4,5 por cento em termos homólogos. Em contrapartida, os preços da energia caíram: a electricidade, o gás e outros combustíveis tornaram-se 5,7 por cento mais baratos, enquanto os preços dos combustíveis nos postos de gasolina caíram 2,4 por cento para a gasolina e 2,0 por cento para o gasóleo.

A análise da evolução dos preços mostra que a inflação na Saxónia-Anhalt é fortemente influenciada pelo aumento do preço de outros bens e serviços, que aumentou 11,9 por cento. Apesar da descida dos preços dos produtos energéticos, o índice de preços no consumidor manteve-se estável em 123,5 em maio (base 2020 = 100).

Perspectivas e desenvolvimentos futuros

A evolução actual representa um desafio para os consumidores, especialmente tendo em conta o aumento dos preços dos serviços sociais. O aumento dos preços nestas áreas pode afetar significativamente o custo de vida. Na área de móveis e eletrodomésticos, porém, os aumentos de preços ficaram abaixo da média, de apenas 0,3%.

Informações sobre a evolução dos preços na Saxônia-Anhalt podem ser encontradas no site Escritório Estadual de Estatística da Saxônia-Anhalt pode ser visualizado, o que fornece uma visão geral detalhada.

Em resumo, a inflação na Saxónia-Anhalt permanece num nível elevado, com certas descidas em áreas como a energia, que não são, no entanto, suficientes para compensar os aumentos de preços por vezes dramáticos noutros sectores, como o Alemães do Sul relatado.