Prêmio de inflação para aposentados: nova recuperação graças às demandas associativas - analisa especialista financeiro
Segundo reportagem do www.merkur.de, o debate sobre um bônus inflacionário para os aposentados continua presente. A Associação Social da Alemanha (SoVD) apelou novamente à compensação da inflação para os reformados, devido ao aumento da inflação e aos elevados custos da energia em 2024. A exigência do SoVD de compensação da inflação para os reformados é compreensível tendo em conta o aumento da inflação e a previsão de elevados custos de energia em 2024. A inflação elevada afectará o poder de compra de muitos pensionistas e levará a um aumento do risco de pobreza. Um aumento do salário mínimo e da compensação da inflação para os reformados poderia ajudar a aliviar os encargos financeiros dos reformados. Porém, isso também deve ser levado em consideração...

Prêmio de inflação para aposentados: nova recuperação graças às demandas associativas - analisa especialista financeiro
De acordo com um relatório de www.merkur.de, o debate sobre um prémio de inflação para os pensionistas continua presente. A Associação Social Alemã (SoVD) apelou novamente à compensação da inflação para os reformados, devido ao aumento da inflação e aos elevados custos de energia em 2024.
A exigência do SoVD de compensação pela inflação para os reformados é compreensível, tendo em conta o aumento da inflação e a previsão de custos elevados de energia em 2024. A inflação elevada afetará o poder de compra de muitos reformados e levará a um aumento do risco de pobreza. Um aumento do salário mínimo e da compensação da inflação para os reformados poderia ajudar a aliviar os encargos financeiros dos reformados. No entanto, há também que ter em conta que estas medidas poderão ter impacto na segurança social e na economia.
Continua a ser questionável se a exigência do SoVD de compensação pela inflação encontrará ouvidos abertos entre os políticos. Já no verão de 2023, o Chanceler Scholz rejeitou o debate sobre um bónus inflacionário para os reformados como um “sinal indescritível”. Além disso, uma consulta da esquerda revelou que a pensão média na Alemanha não é suficiente para amortecer a inflação.
A implementação de um prémio de inflação para os pensionistas poderia contribuir para um aumento da carga sobre os fundos de pensões e possivelmente também para uma inflação mais elevada. É importante que o impacto a longo prazo no mercado obrigacionista e na economia seja tido em conta ao decidir sobre um prémio de inflação para os reformados.
Globalmente, a exigência do SoVD de compensação pela inflação para os reformados é compreensível, dada a inflação crescente e a previsão de custos elevados de energia em 2024. No entanto, é importante que o impacto potencial de tal medida no mercado e na indústria financeira seja cuidadosamente considerado.
Leia o artigo fonte em www.merkur.de