Taxa de inflação sobe ligeiramente – aumento de preços na educação e restauração
A taxa de inflação na Baviera sobe para 2,5%, mas ainda é uma das mais baixas dos últimos anos. Aumentos de preços, especialmente nos setores de educação e hotelaria. Os especialistas esperam um desenvolvimento estável.

Taxa de inflação sobe ligeiramente – aumento de preços na educação e restauração
A inflação na Baviera subiu para 2,5 por cento no mês passado, depois de ter caído durante três meses. Apesar do ligeiro aumento actual, a taxa de inflação está entre as mais baixas dos últimos anos. A autoridade constatou aumentos de preços particularmente fortes no sector da educação, com 9,7 por cento, nos restaurantes e serviços de alojamento, com 5,8 por cento, e nas bebidas alcoólicas e produtos do tabaco, com 4,3 por cento. Em contraste, os preços dos alimentos e das bebidas não alcoólicas situaram-se abaixo da média, em 1,4 por cento, embora esta área tenha anteriormente impulsionado a inflação.
Uma área que mais uma vez contribuiu fortemente para a redução da inflação foi a energia doméstica, com um declínio de 4,5 por cento. No entanto, estas reduções de preços vieram de níveis muito elevados, após anos de aumentos acentuados. As perspectivas futuras para a inflação são mistas. O Instituto Ifo de Munique relatou recentemente um ligeiro aumento nas expectativas de preços nas empresas e prevê que a inflação em toda a Alemanha não cairá mais nos próximos meses, por enquanto.