Temido tsunami de insolvência: o número de falências de empresas está aumentando dramaticamente – especialistas financeiros alertam sobre os efeitos na economia
De acordo com um relatório de www.n-tv.de, o número de falências de empresas na Alemanha voltou a aumentar significativamente em 2023, e os especialistas esperam que esta tendência continue em 2024. Os sectores da construção, retalho e imobiliário são particularmente afectados. As falências também têm impacto nos empregos, e estima-se que cerca de 205 mil empregos tenham sido ameaçados ou perdidos devido a falências de empresas este ano. Os dados da reforma do crédito mostram que as falências estão a aumentar em todos os sectores, sendo mais de 80 por cento das empresas afectadas pequenas empresas com dez ou menos empregados. Além disso, o número de…

Temido tsunami de insolvência: o número de falências de empresas está aumentando dramaticamente – especialistas financeiros alertam sobre os efeitos na economia
De acordo com um relatório de www.n-tv.de,
O número de falências de empresas na Alemanha voltou a aumentar significativamente em 2023, e os especialistas esperam que esta tendência continue em 2024. Os sectores da construção, retalho e imobiliário são particularmente afectados. As falências também têm impacto nos empregos, e estima-se que cerca de 205 mil empregos tenham sido ameaçados ou perdidos devido a falências de empresas este ano.
Os dados da reforma do crédito mostram que as falências estão a aumentar em todos os sectores, sendo mais de 80 por cento das empresas afectadas pequenas empresas com dez ou menos empregados. Além disso, o número de falências entre grandes empresas com vendas anuais superiores a dez milhões de euros também está a aumentar, o que se deve às difíceis condições económicas.
Prevê-se que o número de falências de empresas possa aumentar para 20.000 casos em 2024. Embora este aumento seja preocupante, os especialistas vêem-no mais como uma normalização das taxas de insolvência após o termo dos auxílios estatais. No entanto, o número crescente de falências importantes poderá levar a novas falências, uma vez que as empresas insolventes poderão mais tarde arrastar outras empresas para a insolvência.
Contudo, verifica-se uma evolução positiva nas falências de consumidores, que ainda não aumentaram devido à situação robusta do mercado de trabalho. No entanto, espera-se também que os números possam aumentar dadas as fracas perspectivas económicas.
Globalmente, a evolução das falências de empresas é preocupante e poderá causar ainda mais incerteza nos mercados financeiros. É importante acompanhar de perto a situação e tomar medidas adequadas para mitigar o impacto na economia.
Leia o artigo original em www.n-tv.de