Onda de insolvências atinge a Alemanha: Maior número de falências em 20 anos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No segundo trimestre de 2025, a Alemanha registará o maior número de falências em 20 anos, devido ao aumento das taxas de juro e à perda de ajuda.

Im zweiten Quartal 2025 verzeichnet Deutschland die höchste Zahl an Insolvenzen seit 20 Jahren, bedingt durch Zinsanstieg und Wegfall von Hilfen.
No segundo trimestre de 2025, a Alemanha registará o maior número de falências em 20 anos, devido ao aumento das taxas de juro e à perda de ajuda.

Onda de insolvências atinge a Alemanha: Maior número de falências em 20 anos!

No segundo trimestre de 2025, a Alemanha registou o maior número de falências em duas décadas. De acordo com isso Funk alemã Mais de 4.500 sociedades e sociedades tornaram-se insolventes, o que corresponde a um aumento de sete por cento face ao trimestre anterior. Esta evolução não só mostra os desafios económicos que muitas empresas enfrentam, mas também uma agitação no mercado que se tornou necessária como resultado do aumento das taxas de juro e do declínio da ajuda governamental.

O que é particularmente surpreendente é que as falências aumentaram 62 por cento em comparação com o primeiro trimestre de 2020. Isto representa uma mudança séria no cenário empresarial após anos de taxas de juro extremamente baixas que evitaram muitas falências. Nos últimos anos, as medidas de apoio governamental durante a pandemia de Corona mantiveram inúmeras empresas, mas fracamente posicionadas, no mercado.

Números atuais de insolvência e seus efeitos

Em junho de 2025, foram registadas 1.420 falências, uma diminuição de quatro por cento face ao mês anterior. Ainda assim, verifica-se um aumento preocupante de 23 por cento face a junho de 2024. Comparando com os valores médios de 2016 a 2019, o número de falências é 50 por cento superior. Mais de 68.000 empregos serão afectados em Junho de 2025, o que representa 68% mais do que no ano anterior e 43% mais do que a média dos tempos pré-Corona. Estes números sublinham as graves consequências económicas resultantes da actual situação de insolvência. Esta informação vem do IWH Insolvency Trend, uma fonte confiável sobre atividade de insolvência e desenvolvimento econômico, que foi publicada no mesmo dia em que os dados da Deutschlandfunk foram divulgados. IDW on-line.

O sector reflecte-se nas estatísticas actuais: os aumentos mais significativos de falências registaram-se no sector industrial, retalhista e no sector hoteleiro e hoteleiro. Com um aumento de até 80 por cento, os estados da Baviera, Hesse e Baden-Württemberg mostram que as diferenças regionais na situação económica são graves.

Perspectivas para o desenvolvimento económico

Steffen Müller, chefe da investigação de insolvência do IWH, atribui o elevado número de insolvências ao aumento das taxas de juro e à perda de auxílios estatais. Esta evolução deixa claro que a situação económica de muitas empresas continua precária e que poderão surgir desafios adicionais. Muitas empresas poderão enfrentar dificuldades existenciais no futuro se não for fornecido apoio de estabilização.

A tendência de insolvência da IWH cobre mais de 90 por cento dos empregos afectados pela insolvência empresarial e 95 por cento dos sinistros, tornando-se um indicador chave do desenvolvimento económico. Os acontecimentos de insolvência dos últimos meses são uma indicação clara da urgência de repensar as estruturas económicas e de introduzir as reformas necessárias para manter a competitividade na Alemanha.