Itália em ascensão: A Itália está a ultrapassar a Alemanha como potência económica?
Descubra por que a Itália poderia ultrapassar a economia da Alemanha. Insight sobre razões e números - South Tyrol News. Quem será o número um na Europa?

Itália em ascensão: A Itália está a ultrapassar a Alemanha como potência económica?
Roma - Os dados mais recentes lançam luz sobre a situação económica em Itália e na Alemanha: enquanto a economia alemã se debate com problemas de crescimento, a Itália atravessa uma recuperação inesperada. A questão é se a Itália ultrapassará a Alemanha como a potência económica mais forte da Europa.
Ao longo de 2023, a Itália registou um crescimento económico de 0,9 por cento, enquanto a Alemanha registou um declínio de 0,3 por cento no mesmo período. Estes números ilustram os desafios atuais que a economia alemã enfrenta, especialmente desde o início da pandemia corona.
O governo do primeiro-ministro Giorgia Meloni vê o sucesso económico como uma conquista sua. Contudo, especialistas como o economista italiano Nino Galloni expressam preocupações. Galloni argumenta que o suposto crescimento se deve em grande parte ao aumento da dívida nacional. Ele alerta que o baixo crescimento da Itália pode não ser suficiente para saldar a dívida.
Um factor-chave no crescimento económico de Itália foi o programa de apoio à poupança de energia conhecido como “Superbonus”, lançado sob o governo de Giuseppe Conte. Embora o programa tenha, sem dúvida, impulsionado a economia, também houve críticas, especialmente em relação aos potenciais efeitos inflacionistas. O governo subsequente de Giorgia Meloni suspendeu o programa, o que por sua vez levantou preocupações sobre um possível atraso no crescimento.
Apesar dos actuais desenvolvimentos e do crescimento económico relativo em Itália, espera-se que a Alemanha continue a manter a sua posição de liderança entre as potências económicas europeias, especialmente quando medida por métricas como a taxa de desemprego ou o PIB per capita. No entanto, segundo o Banco Central Europeu, a Itália lidera em termos de igualdade social: enquanto uma família italiana média tem 161.062 euros, os alemães têm uma média de apenas 106.206 euros. Estas diferenças indicam uma desigualdade social pronunciada dentro dos países.