Mudar de emprego com arrependimentos: como encontrar uma nova satisfação!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

De acordo com uma pesquisa recente, 32% dos que mudam de emprego lamentam a sua decisão. Especialistas dão dicas de como melhorar a situação.

Laut einer aktuellen Umfrage bereuen 32% der Jobwechsler ihre Entscheidung. Experten geben Tipps zur Verbesserung der Situation.
De acordo com uma pesquisa recente, 32% dos que mudam de emprego lamentam a sua decisão. Especialistas dão dicas de como melhorar a situação.

Mudar de emprego com arrependimentos: como encontrar uma nova satisfação!

A decisão de mudar de emprego pode muitas vezes vir acompanhada de grandes expectativas, mas uma pesquisa recente da YouGov encomendada pela Monster mostra que cerca de 32 por cento dos entrevistados sentem arrependimento pela sua mudança. Em particular, a discrepância entre as expectativas do novo papel e a realidade é uma das causas mais comuns de insatisfação. A cultura corporativa, o nível de gestão e os colegas também desempenham um papel decisivo no bem-estar no novo ambiente de trabalho.

A especialista Stefanie Bickert tem alguns conselhos que podem ajudar a superar a insatisfação. Em primeiro lugar, ela recomenda dar tempo suficiente ao seu novo emprego. As primeiras duas semanas costumam ser difíceis, pois ocorre estresse de adaptação. Regra geral, faz sentido um período experimental de três a seis meses para obter uma imagem realista da nova situação.

Evite olhar para empregos antigos

Bickert também alerta contra a idealização do antigo emprego. Quando novas impressões se juntam a incertezas, o quadro pode ficar gravemente distorcido. Ela aconselha, portanto, comparar as duas posições com base em critérios específicos. Uma abordagem proativa também inclui melhorar ativamente a sua própria situação, por exemplo, através de uma conversa aberta com o seu gestor ou construindo relacionamentos na equipe. Manter um diário de mudanças também pode ser útil para monitorar seus níveis de energia e humor.

Outro ponto importante são os sinais de alerta que podem indicar insatisfação, como exaustão permanente ou sintomas físicos. Nesses casos, você deve questionar criticamente as causas da insatisfação e avaliar alternativas. Uma mudança interna dentro da empresa ou mesmo o retorno ao antigo empregador podem ser opções, mas devem ser consideradas com cuidado.

Os benefícios de mudar de emprego

Apesar dos desafios, a investigação mostra que, em muitos casos, mudar de emprego conduz a níveis mais elevados de satisfação. As pessoas que mudam de emprego relatam um aumento médio na sua satisfação de 1,1 pontos numa escala de 0 a 10. Em contrapartida, os funcionários que não mudam perdem um mínimo de 0,2 pontos na sua satisfação no mesmo período. A sensação de bem-estar num novo emprego está menos relacionada com aumentos salariais, que muitas vezes têm apenas uma pequena influência na satisfação. Pelo contrário, são as novas tarefas e o relacionamento com novos gestores e colegas que são cruciais.

O especialista em mercado de trabalho Roman Wink enfatiza que, embora um rendimento mais elevado seja importante, sentir-se bem no trabalho desempenha um papel crucial na retenção dos funcionários. Para muitos funcionários, os aspectos sociais e emocionais de um trabalho são mais importantes do que os incentivos materiais.

No geral, mostra que uma mudança de emprego deve ser cuidadosamente considerada, uma vez que o entusiasmo inicial também pode transformar-se em desilusão. No entanto, com o aconselhamento de especialistas como Bickert e as conclusões da Fundação Bertelsmann, os funcionários podem compreender melhor que medidas podem tomar para aumentar a sua satisfação profissional a longo prazo e descobrir se uma mudança foi realmente a decisão certa.

Mais informações estão disponíveis em Jornal do sul da Alemanha e o Fundação Bertelsmann.