Perfuração de cabos sob ilhas: transição energética em Norderney e Baltrum!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As ilhas da Frísia Oriental, Norderney e Baltrum, estão a iniciar a perfuração de cabos eléctricos para transportar eficientemente a energia eólica.

Ostfriesische Inseln Norderney und Baltrum starten Bohrungen für Stromkabel, um Windenergie effizient zu transportieren.
As ilhas da Frísia Oriental, Norderney e Baltrum, estão a iniciar a perfuração de cabos eléctricos para transportar eficientemente a energia eólica.

Perfuração de cabos sob ilhas: transição energética em Norderney e Baltrum!

Nos próximos meses, as ilhas de Norderney e Baltrum, na Frísia Oriental, serão perfuradas com cabos de energia para ligar parques eólicos no Mar do Norte. Estas medidas fazem parte de um projeto abrangente para integrar as energias renováveis ​​na rede elétrica alemã. De acordo com o Jornal do sul da Alemanha A Tennet está atualmente iniciando as primeiras perfurações em Baltrum para criar os sistemas de conexão à rede BalWin3 e LanWin 1 e 4.

No total, estão previstos vários projetos de perfuração, incluindo a perfuração horizontal em Norderney, que será realizada pela Amprion. Os cabos para os sistemas BalWin1 e BalWin2 são instalados ali, e a perfuração necessária ocorre principalmente no verão e sob estritas restrições de tempo. Trabalhamos em turnos 24 horas por dia para cumprir prazos exigentes.

Detalhes do projeto e prazo

A perfuração em Baltrum será realizada no leste da ilha, com canteiros de obras na praia norte e nos lodaçais. A perfuração horizontal deverá atingir um comprimento de até 1.800 metros e está prevista para ser concluída em 2024. Os trabalhos em Norderney estão divididos em duas fases: a perfuração será realizada seis vezes do centro da ilha até os lodaçais do sul, enquanto outras perfurações até a praia do norte estão planejadas para 2026. No total, três cabos são colocados por sistema em Norderney, em vez dos dois habituais.

Os sistemas de cabos BalWin1 e BalWin2 estão programados para serem comissionados em 2030 e 2031. Até 2.000 megawatts de energia eólica podem ser transportados através destas linhas, o que corresponde às necessidades de eletricidade de quatro milhões de pessoas.

Fornecimento de energia e proteção ambiental

Além do trabalho do projeto, a TenneT celebrou acordos-quadro para ligações à rede offshore na Baixa Saxónia e em Schleswig-Holstein. Esses acordos vinculam os grupos licitantes à TenneT no longo prazo e têm como objetivo acelerar os processos de planejamento e construção. Os sete sistemas, que incluem também BalWin3 e LanWin4, têm uma capacidade total de cerca de 13 gigawatts e são cruciais para promover a energia eólica verde do Mar do Norte, como afirma a operadora no seu site. tennet.eu relatado.

A utilização de tecnologias amigas do ambiente é uma grande prioridade nestes projetos. O método de perfuração direcional horizontal (HDD) utilizado para a perfuração minimiza o impacto no solo e protege a flora e a fauna do Parque Nacional do Mar de Wadden. Além disso, durante a perfuração são utilizados materiais seguros aprovados para a construção de poços. Serão erguidas barreiras acústicas de até dez metros de altura para reduzir a poluição sonora durante as obras.

A expansão da infraestrutura offshore é um componente central da transição energética na Alemanha. A TenneT tem objetivos ambiciosos; Pelo menos 30 gigawatts serão fornecidos a partir de energia eólica offshore até 2030, 40 gigawatts até 2035 e um total de 70 gigawatts até 2045.