Os preços do café estão subindo: especialistas alertam contra o consumo caro
Especialista prevê aumento significativo no preço do café – Por que os consumidores terão em breve de pagar até 30 euros por quilo. As consequências das alterações climáticas e o aumento da procura são os principais motivos. #preço do café #mudanças climáticas #sustentabilidade #especialista #boom do café

Os preços do café estão subindo: especialistas alertam contra o consumo caro
O consumo per capita de café na Alemanha gira em torno de 167 litros por ano, tornando o café a bebida quente mais popular entre os alemães. Segundo o especialista Steffen Schwarz, operador de uma torrefadora de café, haverá um aumento significativo no preço do café no futuro. Este desenvolvimento é impulsionado por vários factores, tais como os efeitos das alterações climáticas, as dificuldades no recrutamento de trabalhadores migrantes para as plantações e o aumento do consumo de café nos países produtores.
Os actuais aumentos de preços devem-se em parte a acontecimentos como as chuvas intermitentes na Índia, que afectaram a colheita. Schwarz enfatiza a importância de um preço razoável se os consumidores quiserem apoiar o bom gosto, bem como os aspectos ambientais e sociais. Considera adequado um preço de 25 a 30 euros por quilograma para garantir uma produção sustentável.
Apesar do elevado consumo por parte dos pequenos agricultores, que produzem cerca de 80% da colheita mundial de café, os produtores são os que menos beneficiam com o dinheiro. A maioria dos agricultores vende os seus produtos a intermediários, o que beneficia vários intervenientes ao longo da cadeia de abastecimento, enquanto os próprios produtores muitas vezes perdem. Schwarz destaca que dificilmente existe algum produto no setor industrial que tenha impacto positivo nos produtores.