Os preços do cacau aumentaram 40%: especialista financeiro explica por que o chocolate está ficando mais caro e o que isso significa para os fabricantes.
De acordo com um relatório da www.nzz.ch, os preços do cacau aumentaram 40% desde o início do ano. O aumento do preço do cacau está a ter um enorme impacto nos fabricantes de chocolate na Suíça. Este aumento é causado principalmente por más condições climáticas e doenças nos principais países produtores, Costa do Marfim e Gana. Uma tonelada de cacau custa atualmente cerca de 5.150 francos. Este aumento de preços também poderá ter impacto no mercado e na indústria financeira a longo prazo. Nos últimos 20 anos, o cacau sofreu historicamente flutuações de preços significativas, influenciadas por condições climáticas severas e outros fatores. O recente aumento dos preços do cacau deve-se principalmente ao fenómeno climático El Niño...

Os preços do cacau aumentaram 40%: especialista financeiro explica por que o chocolate está ficando mais caro e o que isso significa para os fabricantes.
De acordo com um relatório da www.nzz.ch, os preços do cacau aumentaram 40% desde o início do ano. O aumento do preço do cacau está a ter um enorme impacto nos fabricantes de chocolate na Suíça. Este aumento é causado principalmente por más condições climáticas e doenças nos principais países produtores, Costa do Marfim e Gana. Uma tonelada de cacau custa atualmente cerca de 5.150 francos. Este aumento de preços também poderá ter impacto no mercado e na indústria financeira a longo prazo.
Nos últimos 20 anos, o cacau sofreu historicamente flutuações de preços significativas, influenciadas por condições climáticas severas e outros fatores. O recente aumento dos preços do cacau deve-se principalmente ao fenómeno climático El Niño, que causou seca e calor na África Ocidental. Além disso, doenças fúngicas e surtos virais afetaram a colheita do cacau. Outro fator é o aumento do frete devido aos ataques no Mar Vermelho.
Os fabricantes de chocolate estão sob pressão, pois têm de repassar o aumento dos preços das matérias-primas aos consumidores. Apesar dos preços mais elevados, alguns fabricantes de chocolate, como a Lindt & Sprüngli, conseguiram aumentar as suas vendas. Conseguiram compensar custos mais elevados através de melhorias de eficiência e aumentos de preços para parceiros comerciais e consumidores. A Hershey também espera uma perda de lucros devido ao aumento dos preços do cacau.
Os produtores de cacau estão a beneficiar do aumento dos preços, uma vez que o governo do Gana aumentou o preço do cacau garantido pelo Estado para os agricultores em mais de 63 por cento. Isto reforça o rendimento dos agricultores e evita o contrabando para os países vizinhos.
Estes acontecimentos demonstram que os preços do cacau podem ter importantes impactos financeiros e de mercado, aumentando os custos para os produtores e fortalecendo o rendimento e a estabilidade dos produtores de cacau.
Leia o artigo fonte em www.nzz.ch