Luta contra a peste suína: os agricultores do Sul de Hesse em apuros!
A peste suína africana tem colocado uma forte pressão sobre a economia no sul de Hesse há um ano, ameaçando os agricultores e custando milhões.

Luta contra a peste suína: os agricultores do Sul de Hesse em apuros!
A peste suína africana (PSA) teve um impacto devastador na indústria pecuária desde que eclodiu no sul de Hesse, há um ano. Na região, fortemente afetada pelas quedas de javalis, equipes treinadas precisam recuperar até 100 carcaças por semana. Alto hessenschau.de Os custos do combate à epidemia já ascenderam a vários milhões de euros. Isto está a causar preocupações financeiras de grande alcance aos suinicultores, que estão cada vez mais a considerar abandonar as suas operações.
Os números falam por si: antes do surto, mais de 3.000 porcos domésticos eram mantidos no distrito de Groß-Gerau, mas agora restam apenas cerca de 700. Um exemplo é Rainer Roth, de Riedstadt-Wolfskehlen, que não tem nenhum animal desde julho de 2024, depois que seus 178 porcos foram abatidos. Apesar de ter um estábulo moderno, ele não ousa comprar porcos novos. Se um desespero semelhante também prevalece entre outros agricultores pode ser visto no caso de Peter Seeger de Otzberg, que tem de incorrer em elevados custos de transporte dos seus 2.000 porcos devido à zona de exclusão. A expiração iminente do seu seguro também aumenta os seus medos existenciais.
Medidas para conter a PSA
Para combater a PSA, os caçadores da reserva natural de Tongruben começaram a quase erradicar os javalis nas zonas fortemente afectadas. No distrito de Bergstrasse, mais de 1.000 javalis já testaram positivo para a doença e os caçadores mataram mais de 500 animais desde abril. hessenschau.de relatado. O encargo financeiro para o tesouro distrital do escritório distrital de Bergstrasse ascende a cerca de 3,5 milhões de euros, e estima-se que os custos possam subir até 10 milhões de euros até 2027. O estado de Hesse já investiu 20,5 milhões de euros no combate à PSA, a fim de garantir a criação de suínos na região.
Um ponto crucial é que a doença pode ser considerada superada se não for encontrada nenhuma carcaça positiva de javali durante mais de um ano. No entanto, os desafios que os agricultores enfrentam são enormes e está a ser discutida a ajuda económica urgentemente necessária.
Discussões da indústria na Baixa Saxônia
Foi elaborado um documento de posição sobre a limitação das medidas de restrição legais da UE para enfatizar a segurança da carne proveniente de áreas de restrição. A fim de reduzir os obstáculos burocráticos e dissipar as reservas, está previsto um exercício sobre abate, transformação e comercialização para a primavera de 2025. O Ministro Staudte está também a planear novas conversações com a UE para reduzir as medidas de confinamento.
A intensa discussão sobre a PSA mostra que a indústria depende de apoio e de soluções inovadoras para garantir a existência dos suinicultores.