Mudanças climáticas: Crise financeira iminente devido a condições climáticas extremas na Alemanha!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Condições meteorológicas extremas e alterações climáticas ameaçam a estabilidade financeira. Os valores de seguros e imóveis estão em declínio.

Extremwetter und Klimawandel gefährden die Finanzstabilität. Versicherungen und Immobilienwerte stehen auf der Kippe.
Condições meteorológicas extremas e alterações climáticas ameaçam a estabilidade financeira. Os valores de seguros e imóveis estão em declínio.

Mudanças climáticas: Crise financeira iminente devido a condições climáticas extremas na Alemanha!

Eventos climáticos extremos, como ondas de calor, tempestades e incêndios florestais, não são mais apenas fenômenos esporádicos; Representam agora uma séria ameaça à estrutura económica mundial. Um relatório actual da n-tv mostra os efeitos dramáticos destes desenvolvimentos nos mercados financeiros e na indústria de seguros. Na Alemanha, por exemplo, foram registados dias quentes históricos com temperaturas até 39,3 graus em Andernach, enquanto tempestades violentas e grandes incêndios podem ser observados no leste da Alemanha. Ao mesmo tempo, a ONU alertou para mais de 150 catástrofes climáticas em todo o mundo no ano passado.

Os riscos associados aos desastres naturais estão a aumentar. De acordo com o Relatório Mundial de Seguros de Propriedades e Acidentes da Capgemini e Qorus, o número de perdas seguradas aumentou 3,6 vezes nos últimos 30 anos, enquanto as perdas não seguradas duplicaram. Como resultado, os desafios das alterações climáticas são uma prioridade máxima para 40% das seguradoras inquiridas Capital relatado.

Encargos financeiros para o setor de seguros

A indústria dos seguros enfrenta tempos assustadores, uma vez que o aumento das temperaturas significa que muitos riscos já não são seguráveis. No Vale do Ahr, o prémio do seguro contra riscos naturais é agora de até 2.700 euros anuais. A Associação Geral da Indústria de Seguros (GDV) prevê ainda que os prémios de edifícios residenciais duplicarão nos próximos dez anos. Na Califórnia, devido ao aumento dos riscos de catástrofe, as companhias de seguros reduziram o seu novo negócio de seguros residenciais, o que tem consequências graves e significativas para os mercados imobiliários.

Nos EUA, grande parte da Florida foi atingida pelo mercado imobiliário devido ao aumento vertiginoso dos custos dos seguros. Um relatório do Senado dos EUA alerta para um possível colapso nos valores imobiliários que poderá desencadear uma nova crise financeira. Estes riscos não são importantes apenas para as seguradoras; Os bancos também poderão ser gravemente afetados. As propriedades que se tornam inabitáveis ​​em determinadas regiões perdem todo o valor, o que pode levar a uma crise de crédito.

Estratégias para um futuro resiliente ao clima

Para enfrentar estes desafios, as seguradoras devem fazer mudanças estruturais. As empresas bem-sucedidas dependem de uma governação forte, utilizam dados para prevenir riscos e investem de forma sustentável. As recomendações de ação do último relatório indicam que a integração da resiliência climática nas estratégias de sustentabilidade é imperativa. Além disso, deve ser criada uma distribuição clara de tarefas de gestão e redefinida a estratégia tecnológica.

Além disso, 82% dos melhores desempenhos em resiliência climática instalaram um responsável pela sustentabilidade, em comparação com a média da indústria de apenas 52%. 77% destas empresas integram riscos climáticos nos seus produtos, em comparação com apenas 29% na média da indústria. Estes desenvolvimentos inscrevem-se também no contexto de um guarda-chuva de protecção global contra os riscos climáticos, que foi lançado pelo G7 e se destina a facilitar a ajuda em caso de catástrofes.

A visão de um mundo sem um sector financeiro funcional devido aos riscos existenciais é cada vez mais descrita como sombria. É ainda mais importante que os consumidores adaptem as suas políticas aos efeitos reais das alterações climáticas e consultem seguros contra riscos naturais, especialmente em áreas de alto risco.

Tendo em conta estes desenvolvimentos, as alterações climáticas são vistas não apenas como uma ameaça ecológica, mas também como uma ameaça económica fundamental que lança a sua sombra sobre os mercados financeiros.