As alterações climáticas causam 38 biliões de euros em danos todos os anos
Os custos das alterações climáticas são alarmantes! Um novo estudo mostra que os danos terão impactos drásticos até 2050. Saiba mais sobre as consequências devastadoras e por que a prevenção é crucial. #mudanças climáticas #estudo #custos #proteção ambiental 🌍⚠️

As alterações climáticas causam 38 biliões de euros em danos todos os anos
Os efeitos das alterações climáticas terão custos enormes em todo o mundo, como mostra um estudo do Instituto Potsdam para a Investigação do Impacto Climático. Mesmo com uma redução drástica nas emissões de gases com efeito de estufa, a economia global enfrentará uma perda de rendimento de 19 por cento até 2050. Estas perdas são seis vezes superiores ao custo de limitar o aquecimento global a dois graus. O Sul da Ásia, a África, a América do Norte e a Europa são particularmente atingidos.
As consequências das alterações climáticas são drásticas e afectam os rendimentos agrícolas, a produtividade do trabalho e as infra-estruturas. Com base em dados de mais de 1.600 regiões ao longo dos últimos 40 anos, os cientistas do PIK calcularam os efeitos futuros das alterações das condições climáticas no crescimento económico. Os danos anuais a nível mundial em 2050 são estimados em cerca de 38 biliões de euros, principalmente devido ao aumento das temperaturas e às alterações na precipitação.
O estudo mostra que custaria significativamente menos à economia global proteger o clima do que ignorar os efeitos negativos das alterações climáticas. Informações empíricas sobre extremos e mudanças climáticas foram usadas para analisar os impactos em diferentes regiões do mundo. Os impactos somam 80 vezes todo o orçamento federal e são particularmente perceptíveis em países tropicais que já são afetados por temperaturas mais elevadas.
O estudo mostra também que os países com menos responsabilidade nas alterações climáticas são suscetíveis de sofrer as maiores perdas de rendimento. Estas perdas são superiores às dos países com rendimentos mais elevados e com emissões mais elevadas. Está a tornar-se claro que os custos das alterações climáticas já são elevados e continuarão a aumentar, a menos que sejam tomadas medidas.