Coalizão: Merz promete redução de impostos e garantias de emprego!
Em 28 de maio de 2025, o comitê de coalizão da União e do SPD enfatizou o fortalecimento da economia por meio de redução de impostos e redução da burocracia.

Coalizão: Merz promete redução de impostos e garantias de emprego!
A primeira reunião do comitê de coalizão entre a União e o SPD ocorreu em 28 de maio de 2025. Liderada pelo presidente da CDU e chanceler federal Friedrich Merz, o foco da reunião foi o fortalecimento da economia e a garantia de empregos. Merz enfatizou que a nova coligação queria ser uma “coligação de facilitadores” para enfrentar os desafios da situação internacional e as questões financeiras relacionadas com o orçamento federal. Funk alemã relata que o comité de coligação funciona como um órgão informal dos líderes dos partidos do governo, que serve para esclarecer questões controversas e determinar a linha da coligação.
Em seu discurso, Merz anunciou que o alívio fiscal e a redução da burocracia seriam decididos nos próximos meses. Em particular, as empresas deverão poder amortizar elevadas proporções dos seus custos de investimento em 2025, 2026 e 2027. Além disso, os procedimentos de aprovação deverão ser acelerados. Está também a ser lançada uma chamada agenda de alta tecnologia para estabelecer a Alemanha como uma “nação de IA”, com investimentos em infraestruturas de nuvem e de IA, bem como na ligação entre IA e robótica.
Incentivos ao investimento e benefícios fiscais
O novo governo negro-vermelho planeia introduzir um fundo alemão para impulsionar os investimentos, que fornecerá pelo menos 10 mil milhões de euros através de garantias ou transações financeiras. Isto deverá mobilizar um total de pelo menos 100 mil milhões de euros. De acordo com o economista Clemens Fuest, que descreve o pacote global do governo como viável do ponto de vista fiscal e favorável ao investimento, a criação de melhores condições de enquadramento para o arranque de empresas desempenhará, portanto, um papel central. O objetivo é reduzir entraves burocráticos e possibilitar a abertura de uma empresa em 24 horas. Todas as candidaturas e procedimentos administrativos deverão ser processados através de uma plataforma digital, a fim de simplificar o processo.
Além disso, está previsto um alívio especial para empresas com utilização intensiva de energia. Merz também destacou que a taxa de imposto sobre as sociedades deve ser gradualmente reduzida a partir de 2028. Também está em perspectiva um alívio através da redução dos impostos sobre a electricidade e das taxas.
Orientações económicas estratégicas
A coligação também formulou objectivos ambiciosos no comércio internacional. Deveria procurar-se um acordo de comércio livre com os EUA e reduzir os direitos de importação. A estratégia em relação à China está a ser revista para avaliar e reduzir os riscos. Uma comissão de especialistas será formada para tratar dessas questões.
Além disso, os investimentos estrangeiros em infra-estruturas críticas devem ser evitados se contrariarem os interesses nacionais. Na área da proteção climática, estão previstas medidas como cotas para a produção de aço com baixas emissões e programas de financiamento para a reestruturação da indústria favorável ao clima. O processo de captura e armazenamento de dióxido de carbono (CSS) torna-se possível para emissões que são difíceis de evitar na indústria e nas centrais eléctricas a gás. ZDF salienta que todas estas medidas visam promover uma recuperação económica na Alemanha, enfrentando ao mesmo tempo os desafios da proteção climática.