Indicador económico na zona euro sobe em dezembro – inquérito Sentix
De acordo com um relatório de www.zeit.de, o sentimento económico na área do euro melhorou em Dezembro, mas não tão significativamente como os analistas esperavam. O indicador económico subiu 1,8 pontos para menos 16,8 pontos. As expectativas relativamente ao desenvolvimento económico melhoraram apenas ligeiramente, mas a situação actual foi avaliada visivelmente melhor. No entanto, o instituto de análise Sentix não espera uma mudança de tendência para melhor. A Sentix avalia a situação na Alemanha como sombria, uma vez que a economia alemã continua a estar no último lugar das regiões mundiais em consideração. Embora o índice geral tenha aumentado pela terceira vez consecutiva, o valor ainda se mantém...

Indicador económico na zona euro sobe em dezembro – inquérito Sentix
De acordo com um relatório de www.zeit.de, o sentimento económico na área do euro melhorou em Dezembro, mas não tão significativamente como os analistas esperavam. O indicador económico subiu 1,8 pontos para menos 16,8 pontos. As expectativas relativamente ao desenvolvimento económico melhoraram apenas ligeiramente, mas a situação actual foi avaliada visivelmente melhor. No entanto, o instituto de análise Sentix não espera uma mudança de tendência para melhor.
A Sentix avalia a situação na Alemanha como sombria, uma vez que a economia alemã continua a estar no último lugar das regiões mundiais em consideração. Embora o índice global tenha subido pela terceira vez consecutiva, o valor permanece tão baixo que só foi subcotado durante a crise financeira em 2008 e durante a Corona em 2020. Ainda não há sinais de uma inversão de tendência na Alemanha. A pesquisa foi realizada entre 30 de novembro e 2 de dezembro com 1.245 investidores.
Esta evolução poderá levar a uma postura cautelosa entre os investidores, uma vez que a ligeira melhoria do sentimento económico e a situação sombria na Alemanha apontam para uma recuperação económica lenta. Isto poderá resultar num menor investimento em ações europeias e noutros instrumentos financeiros. Isto também poderá ter um impacto negativo na taxa de câmbio do euro, uma vez que os investidores poderão escolher investimentos mais seguros fora da área do euro.
É, portanto, aconselhável acompanhar de perto a evolução do mercado e as reações dos investidores durante as próximas semanas, a fim de fazer os ajustes apropriados nas estratégias de investimento.
Leia o artigo fonte em www.zeit.de