Previsões económicas em alta: esperança de crescimento em 2025!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Instituto Ifo e o Instituto Kiel elevam as previsões de crescimento económico para 2025 e 2026, apesar dos riscos de conflitos comerciais.

Ifo-Institut und Kieler Institut heben Wirtschaftswachstumsprognosen für 2025 und 2026 an, trotz Risiken durch Handelskonflikte.
O Instituto Ifo e o Instituto Kiel elevam as previsões de crescimento económico para 2025 e 2026, apesar dos riscos de conflitos comerciais.

Previsões económicas em alta: esperança de crescimento em 2025!

O Instituto ifo reviu em alta a sua previsão económica para a Alemanha. Espera-se agora um crescimento económico de 0,3 por cento para 2025, enquanto a previsão para 2026 foi elevada para 1,5 por cento. Trata-se de ajustamentos de +0,1 pontos percentuais para 2025 e de +0,7 pontos percentuais para 2026 em comparação com as previsões da primavera, informou. Funk alemã.

Timo Wollmershäuser, chefe de atividade económica do Instituto Ifo, sublinha que a crise na economia alemã atingiu o seu ponto mais baixo na metade do inverno. Esta evolução positiva é largamente apoiada pelas medidas fiscais anunciadas pelo novo governo federal. O pacote de crescimento, que inclui reduções fiscais e investimentos avultados, está a contribuir particularmente para isso.

Causas do crescimento

No primeiro trimestre de 2025, a produção económica aumentou 0,4 por cento, o que se deve principalmente ao aumento das primeiras exportações para os EUA. Observou-se também um aumento do consumo privado e do investimento. Uma melhoria no sentimento empresarial desde o início do ano desempenha um papel crucial no optimismo dos participantes no mercado. Este optimismo poderá ser ainda reforçado pela esperança de um fim da paralisação da política económica e de um acordo na disputa comercial com os EUA.

As medidas planeadas pelo governo federal prevêem uma expansão dos gastos com infra-estruturas e defesa, bem como uma depreciação acelerada. Outros pontos incluem uma redução nas taxas de rede e um subsídio de transporte mais elevado. Só estes estímulos deverão ativar 10 mil milhões de euros em 2025 e 57 mil milhões de euros em 2026, conduzindo à previsão de crescimento de +0,1 pontos percentuais em 2025 e de +0,7 pontos percentuais em 2026.

Riscos para o desenvolvimento económico

No entanto, existem riscos, especialmente na forma da política comercial dos EUA e das tarifas de importação existentes. O relatório ifo aponta para o impacto potencial no crescimento económico, que poderá ascender a 0,1 pontos percentuais em 2025 e 0,3 pontos percentuais em 2026. Os cenários possíveis mostram que se prevê um maior crescimento se for alcançado um acordo sobre o conflito comercial. Em contraste, uma escalada poderá representar o risco de outra recessão.

Além disso, é feita uma previsão de 2,1 por cento para 2025 e 2,0 por cento para 2026 para a inflação. O mercado de trabalho também deverá estabilizar, com a taxa de desemprego a cair para 6,3 por cento em 2025 e 6,1 por cento em 2026. Instituto ifo sublinha que as actuais previsões traçam um quadro positivo da economia alemã, ainda que factores externos possam ter uma influência significativa.